Programa Qualificar ES abre mais de 10,8 mil vagas para cursos semipresenciais e on-line

A última etapa de inscrição da 3ª oferta de cursos profissionalizantes do Programa Qualificar ES começa na próxima segunda-feira (07). Nesta fase, moradores de todo o Estado podem se inscrever para cursos on-line e semipresenciais gratuitos. As inscrições terminam no dia 16 de outubro.

 

Ao todo, serão oferecidas 10.500 vagas para cursos on-line e 350 vagas para cursos semipresenciais. Os números compõem o total das mais de 16,6 mil vagas da 3ª oferta do Qualificar ES. O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

 

Segundo a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, o programa visa ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção ao mundo do trabalho através de cursos de qualificação profissional gratuitos que atendem a vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa.

 

“Queremos alcançar os capixabas de todas as regiões do Estado, por isso a ideia de oferecer opções de cursos a distância, em que o cursista pode estudar de onde estiver, presenciais e semipresenciais”, destacou a secretária.

 

Entre os cursos on-line, há a oferta de dez inéditos, além da reoferta de outros cinco. Moradores de todo o Estado, que tenham mais de 16 anos e acesso à internet, além de conhecimentos básicos de informática e de navegação na rede, podem se inscrever.

 

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate papo com os professores. O candidato selecionado poderá acessar o curso por meio de seu login e senha no site.

 

Já em relação aos cursos semipresenciais, a oferta é composta por quatro opções. Em Vila Velha, haverá curso de “Educação Especial Inclusiva” para professores com licenciatura plena ou complementação pedagógica em qualquer área de docência. Bacharéis e tecnólogos também podem se inscrever desde que comprovem experiência de um ano de docência.

 

A oferta semipresencial traz ainda duas novidades: a abertura de vagas para cursos voltados a toda a população e a expansão do Qualificar ES para o município de Montanha, na região nordeste do Estado.

 

Os cursos de “Tecnologias Digitais e Mercado de Trabalho” e de “Programação Neurolinguística – PNL”, em Vila Velha, são abertos a todos. No município de Montanha, o Programa ofertará o curso de “Metodologias Ativas na Educação” para profissionais da área da educação.

 

Os quatro encontros presenciais previstos para os cursos de Vila Velha acontecem no Centro Educacional de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Em Montanha, as quatro aulas presenciais acontecem no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

 

Confira as vagas para cursos on-line

 

CURSOS

CARGA HORÁRIA

VAGAS

Auxiliar Administrativo

120h

700

Consultoria Empresarial

120h

700

Criação de Artes para Divulgação nas Redes Sociais

120h

700

Criação e Edição de Videoaulas com Aplicativos Gratuitos

120h

700

Educação Ambiental

120h

700

Educação Especial Inclusiva

120h

700

Gestão de Projetos

120h

700

Informática Básica

120h

700

Inglês Avançado

120h

700

Inglês Básico

120h

700

Inglês Intermediário

120h

700

Jogos Digitais

120h

700

Multimeios Didáticos na Educação

120h

700

Musicalização Infantil

120h

700

Segurança no Trabalho

120h

700

TOTAL

10500

 

 

Com informações do Governo do ES.

Confira mais Notícias

Prefeitura de Venda Nova inicia entrega de uniformes escolares para as aulas de 2025

Projeto com realidade aumentada integra astronomia e tecnologia em Muniz Freire

Inscrições abertas para concurso público de Professor e Agente de Suporte Educacional no ES

Estudantes de Conceição do Castelo visitam Santuário Nacional São José de Anchieta

Aberto período de rematrícula na rede municipal de ensino de Venda Nova

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame

Estudantes de Conceição do Castelo produzem releituras de crônicas da Literatura Brasileira

Chamada Escolar 2025: começa período para Rematrícula na Rede Estadual de ensino