Projeto Biblioteca Estante Livre lança duas novas bibliotecas em praças do interior

Com o objetivo de fazer os livros circularem por lugares que não têm biblioteca e acesso à internet, principalmente no interior, o projeto "Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades" vai implantar novas bibliotecas em duas comunidades rurais do interior do Espírito Santo. São estantes diferentes, que ficam abertas 24 horas, todos os dias do ano e sem ninguém para anotar quem pega os livros. No dia 12 de novembro, a comunidade de Pontões, em Afonso Cláudio, vai receber os livros, no dia 15, a entrega será realizada para o Quilombo Retiro (Santa Leopoldina).

Com o tema "O livro vai e volta. O conhecimento sempre fica", a "Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades" visa disseminar a literatura e a cultura em comunidades rurais de até cinco mil habitantes no interior do Espírito Santo. A primeira unidade já funciona desde o início do ano em Burarama, Cachoeiro de Itapemirim, e vem mudando a realidade local, aumentando o interesse de moradores e estudantes pela literatura.

Divulgação
<b>Título:</b>

Na Biblioteca, os leitores escolhem o livro e levam para casa sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário, devolvendo-o assim que finalizar a leitura, para que os textos possam ser lidos por outras pessoas. Ao todo, são mais de 300 obras dos mais diferentes gêneros literários.

O projeto Biblioteca Estante Livre é idealizado pela produtora Lab.Muy – Arte y Cultura Digital, e é uma realização do Instituto Sincades. Ela será instalada na praça central do lugarejo. A estante que se integra ao ambiente local é capaz de resistir às ações do tempo, como o vento e a chuva, o que garante que os livros estarão sempre protegidos.

O presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, ressalta a importância da implantação das bibliotecas em comunidades do interior. “Com as bibliotecas nas praças do interior, vamos democratizar, ainda mais, o acesso à literatura e, consequentemente, à cultura. O projeto tem um grande diferencial, que é a instalação no Quilombo, o que reforça nosso trabalho de levar ações sociais e culturais de norte a sul do Estado, incluindo os povos e comunidades tradicionais do Estado”, destaca.

Para um dos idealizadores do projeto, Vitor Lopes, o sucesso da Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades tem muito a ver com o envolvimento da comunidade. "O projeto piloto em Burarama superou nossas expectativas, com toda a comunidade abraçando a causa. Muitos achavam que os livros iriam sumir, mas o que vemos todos os dias é que cada vez mais aparecem novos livros e doações, prova de que está dando muito certo", comenta.

Novas comunidades

As regiões são escolhidas, principalmente, pela característica local e pelo engajamento da comunidade. Até o final de 2015, outras oito bibliotecas serão lançadas em novas comunidades do interior do Espírito Santo.

SERVIÇO:

Lançamento de duas novas "Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades"

Quando: Dia 12 de novembro, a partir das 16 horas

Onde: Pontões, Afonso Cláudio

Quando: Dia 15 de novembro, a partir das 16 horas

Onde: Quilombo Retiro, Santa Leopoldina

Mais informações:

www.bibliotecaestantelivre.com.br

facebook.com/bibliotecaestantelivre

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante pode ter aeroporto próximo à BR 262

Veja como fica o expediente da Prefeitura de Venda Nova no feriado de Páscoa e Tiradentes

Orgulho de Ser das Montanhas Capixabas: uma campanha de valorização regional

Venda Nova abre inscrições para pré-cadastro de castração gratuita de cães e gatos

Madeira tratada: sustentabilidade e inovação para o futuro da construção civil

Clube Recreativo Venda Nova convoca associados para assembleia geral

CNH Social: ES anuncia 7 mil vagas para carteira de motorista de graça

Pesquisadores testam métodos para o controle do maruim em Alfredo Chaves