Projeto de compra direta beneficia produtores de Alfredo Chaves

Inicia nesta segunda-feira (6) o projeto de compra direta de produtos agrícolas e da agroindústria do município de Alfredo Chaves, denominado Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O programa firmado entre a Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setades) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, permite a compra direita de alimentos como frutas, verduras, legumes, pães, biscoitos, doces e massas, sem a emissão de nota fiscal.

De acordo com a Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania, Jacirley de Almeida Silva, com a compra efetuada diretamente, a necessidade da nota fiscal é substituída pela inscrição do Bloco do Produtor Rural e a Declaração de Aptidão, emitida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

“Com estes documentos comprovamos a existência da propriedade e qualificamos o produtor para a emissão dos produtos. É também uma forma de valorizar os produtos comercializados na região”, garantiu.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura realizou visitas às propriedades rurais do município, a fim de efetuar um cadastro com os agricultores interessados, que a partir desta segunda-feira já podem iniciar as vendas.

Segundo os requisitos do Programa, os valores estipulados para compra devem ser compatíveis com a safra e entresafra do município, de acordo, com os preços dos produtos vendidos na feira municipal.

Para o prefeito municipal, Fernando Videira Lafayette (PSB), esta é uma forma de incentivar produção do homem do campo que ainda não disponibiliza de nota fiscal, mas que contribui corretamente com os tributos municipais.

Com a compra direta, várias entidades da sede e interior serão contempladas, dentre estas, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), a Sociedade Pestalozzi, Creche Pequerruchos da sede, Creche Comecinho de Gente, do bairro Cachoeirinha demais escolas e creches da sede e do interior.

* Assessoria de Comunicação Alfredo Chaves

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)