FMZ A Rádio
da Família

Projeto de lei propõe a criação da Rota do Socol em Venda Nova

 

O socol de Venda Nova do Imigrante já ganhou nome e sobrenome por meio do certificado de Indicação Geográfica (IG), que reconhece a procedência do produto. Agora, a iguaria tão apreciada por moradores e turistas pode ganhar um “caminho” só seu, batizado de Rota do Socol, a fim de valorizar a gastronomia e expandir o turismo local. 

 

O Projeto de Lei Substitutivo (PSL) 43/2023, em tramitação na Câmara de Venda Nova, prevê que a rota contemple pontos dentro do território da IG, nos bairros Alto Bananeiras, Vila da Mata, Vila Betânea e Providência, Tapera. Os empreendimentos – Angelim Socol, Caprinova, Dona Martha Delícias, Família Brioschi, Fazenda Carnielli, Sítio Lorenção e Tio Vé Socol – fazem parte da Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol), que conta com 21 associados.

 

A proposta, de autoria dos vereadores Erivelto Uliana, Marco Torres, Marcio Lopes e Aldi Caliman ainda vai para votação em plenário. Segundo o presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante, Erivelto Uliana, a criação da rota é uma forma de orientar os turistas para que façam visitação aos pontos citados. 

 

“É uma forma de incentivarmos os empreendimentos e a organização produtiva local. Venda Nova do Imigrante já é referência no agroturismo nacional e a rota é mais uma forma de atrair visitantes que querem conhecer esse produto tão importante para o desenvolvimento do município”, avalia.

 

Para chegar ao desenho da rota, os vereadores promoveram reuniões com a Assocol, que foi uma das fomentadoras da IG. Com isso, eles puderam colocar no projeto os locais indicados e aqueles que fazem parte da área contemplada pela Indicação Geográfica (IG).

 

A solicitação da Indicação Geográfica foi feita em 2014, aprovada em junho de 2018 e publicada no mesmo mês e ano na Revista da Propriedade Industrial (RPI), produzida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

 

 

Com informações da Câmara de Venda Nova.

Confira mais Notícias

Justiça

TRE-ES e TJES inauguram em Brejetuba o primeiro Ponto de Inclusão Digital do ES

Eleições

Prazo para tirar título no cartório eleitoral vai até 8 de maio

Cidades

Prefeitura entrega novos veículos a entidades filantrópicas de Venda Nova

Sorte

Aposta do ES fatura sozinha mais de R$ 4 milhões na Lotofácil

Encontro com guias de turismo fortalece o setor nas Montanhas Capixabas

Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70% a partir de 30 de abril

Oportunidade

Governo do ES abre 10 mil vagas em cursos on-line no QualificarES

Governo do ES lança 7.000 vagas no CNH Social 2024