Projeto de resolução cria o programa ‘Câmara nas Escolas’

Com a aprovação do projeto de resolução n° 09/2013, fica instituído o programa Câmara nas Escolas na Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. O projeto é de autoria da Mesa Diretora e teve apenas uma votação, após aprovação do requerimento n° 016/2013, que pedia a inclusão da matéria em regime de urgência.

 

O programa Câmara nas Escolas tem os seguintes objetivos: pedagógico, sobre os trabalhos legislativos; interação entre Câmara Municipal e a comunidade escolar; proporcionar ao estudante a compreensão do papel e a importância do Poder Público Municipal no contexto social da comunidade; e contribuir para a formação da cidadania do estudante e para o entendimento dos aspectos da sociedade brasileira.

 

A realização do programa será anual, de acordo com a conveniência e disponibilidade do Poder Legislativo Municipal e do calendário escolar dos estabelecimentos de ensino. 

 

Em junho deste ano, os vereadores já realizaram a primeira edição do Câmara nas Escolas com visitas a todas as escolas do Município, tanto da rede particular quanto da rede pública – municipais e estaduais – nos três turnos de funcionamento das unidades de ensino.

 

Foram envolvidos cerca de 2.500 estudantes, do sexto ano do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio, além de alunos de turmas de Educação de Jovens e Adultos- EJA, professores e demais profissionais das escolas.

 

Os vereadores passaram de sala em sala, em cada uma das escolas visitadas, conversando com os estudantes e passando para eles informações como tramitação de projetos na Câmara Municipal, funções dos vereadores e diferença nas funções dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário).

 

Todos os alunos receberam uma cartilha didática, desenvolvida pela Câmara Municipal, onde são apresentadas diversas informações sobre o Poder Legislativo Municipal. Após a palestra, os estudantes podiam fazer perguntas aos vereadores sobre os assuntos apresentados, esclarecendo, assim, possíveis dúvidas que eles pudessem ter. (*Site Câmara).

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper