Projeto Imigrantes virá em setembro

* Por Leandro Fidelis

A Festa do Resgate da Cultura Italiana, nos dias 1º e 2 de setembro, em Venda Nova, contará com o atendimento do Arquivo Público Estadual do Espírito Santo. É o Projeto “Imigrantes”, que estará na cidade numa promoção do Circolo Trentino em parceria com a Associação Festa da Polenta- Afepol e Prefeitura.

O público poderá solicitar o Registro de Entrada de Imigrante que é um documento impresso contendo todos os dados já indexados para cada imigrante. Até mesmo a fotografia, quando identificada e fornecida pelos familiares, vem impressa no relatório, somando-se às dezenas de informações sobre a origem, embarcação, viagem, destino, entre outros dados pessoais e de interesse histórico para os solicitantes.

“Essas informações são primordiais para quem deseja montar o processo para obter a dupla-nacionalidade, por exemplo, pois contêm dados que auxiliam na localização de certidões dos antepassados no país de origem”, diz Cilmar Francischetto, coordenador do projeto.

No dia da festa, haverá uma equipe de apoio auxiliando os descendentes a localizar nas listas dos imigrantes o registro da chegada dos seus antepassados.

O projeto é interativo. Quem é descendente de imigrantes (filho, neto, bisneto, etc.) ou pesquisador interessado no tema pode ajudar fornecendo cópias de documentos, passaportes, fotografias, etc. Os dados contidos nos documentos vão complementar as lacunas daqueles já existentes ou até mesmo ampliar o número de famílias, caso ainda não estejam catalogados na base de dados do projeto.

Música

As apresentações da Festa do Resgate da Cultura Italiana serão no dia 2 de setembro, no lajão da Igreja Matriz. Mais uma vez os estudantes de 3ª série de Venda Nova prometem dar um show de música italiana, sob a regência do professor Romualdo Falqueto.

Confira a ordem das apresentações:

1º.Jardim de Infância Antonio Roberto Feitosa;

2º.Escolas: Caxixe e Liberal Zandonadi;

3º.Escolas: Domingos Perim, Atílio Pizzol e Coopeducar;

4º.Escolas: Pindobas e Fundação Deolindo Perim;

5°.Apresentação do Gruppo di Ballo “Piccoli Alpini” do Circolo Trentino di Venda Nova do Imigrante;

6°.Grupão.

Horário de atendimento do arquivo itinerante

Dia: 01/9 (Sábado)

De 08 às 12 horas

14 às 16 horas

Local: Pátio da Igreja Matriz São Pedro

Dia: 02/09/2007 (Domingo)

Das 08 às 13 horas

Local: Pátio da Igreja Matriz São Pedro

INFORMAÇÕES: CIRCOLO TRENTINO DI VENDA NOVA

TEL: (28) 3546 1425

E-MAIL: vendanova@trentininelmondo.it

Confira mais Notícias

Cultura

Festa da Uva do Vinho: 59ª edição acontece em São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves

38ª Festa do Tomate de Alto Caxixe começa nesta sexta-feira (24) em Venda Nova do Imigrante

Cultura

Documentário revela a vida e o legado de Padre Cleto Caliman

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões