Para muitos, aprender a língua inglesa é uma tarefa difícil e chata. Mas para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aldy Soares Merçon Vargas, em Conceição do Castelo, a realidade é outra. Aprender inglês tem sido fácil e divertido. Isso porque a professora da disciplina, Rosângela Vargas Davel Pinto, realiza um trabalho diferente: transforma a música em uma atividade pedagógica prazerosa e eficiente.
Rosângela desenvolve o projeto Music Festival, em que os alunos durante determinado tempo se preparam para apresentar um programa de TV. O objetivo é despertar o interesse e o gosto pelo idioma. Isso, além de trabalhar a fluência e criar habilidades para o idioma.
Para a apresentação do projeto, a professora separa os estudantes em grupo que, a partir daí, começam a preparar a apresentação completa de um programa de TV, com entrevista e apresentação musical. Tudo em inglês.
Este trabalho faz com que os alunos não se prendam somente na didática de sala de aula, mas que busquem formas alternativas de desenvolverem a aprendizagem. Para apresentar o programa no formato que determino, os alunos precisam estudar as músicas e vida dos artistas, já que a entrevista tem de abordar um pouco da trajetória da banda. O resultado final é maravilhoso: maior aprendizagem, conta a professora.
A professora explica ainda que o projeto está longe de ser uma brincadeira. Desenvolvo esta forma de dar aulas há 4 anos e digo com toda certeza que os resultados fazem a diferença. A aprendizagem do idioma é fundamental para a formação escolar dos alunos. Com isso, eles vão conseguir melhor posição no mercado de trabalho. Agradeço a Deus porque atualmente a disciplina está sendo mais valorizada nas escolas. Hoje, contamos com professores capacitados e o Governo está investindo na área, ressalta Rosângela.