Em Venda Nova, nos primeiros anos da colônia italiana, o pão perdeu espaço para a polenta junto aos imigrantes. O milho era mais abundante que o trigo, e a arte de preparar o pão foi se perdendo aos poucos nos costumes das famílias. Mas a partir do próximo dia 12 (domingo), a Associação Festa da Polenta- Afepol vai dar sua contribuição na busca pelas antigas tradições.
Durante a 12ª edição do Projeto Resgate da Cultura, no lajão da Igreja Matriz, após a missa matutina, haverá uma mesa de degustação de produtos do agroturismo, acompanhados do pão italiano.
A iniciativa é da presidente da Associação de Desenvolvimento do Agroturismo Agrotur, Albertina Zandonade Carnielli, em parceria com o instrutor gastronômico da Padaria Bel Pan, Marquinhos Xavier, com apoio da Afepol.
Albertina, que desenvolve um projeto de resgate do pão na cultura local, vê no evento da Afepol um momento importante para divulgar essa tradição. O pão é muito farto na cultura italiana. Em outras colônias, no Sul do Brasil, é algo tão forte, que é comido até puro com azeite, diz.
A ideia é fomentar o pão como opção de tira-gosto em cerimônias de casamento, aniversário, batizados, eventos corporativos, entre outros, e integrá-lo a outros produtos do agroturismo, como o queijo, o socol, as geleias, os antipastos e, futuramente, com sobremesas. Vamos aliar paladar e requinte, e sempre harmonizando com vinho, ressalta Albertina.
Com 15 anos de experiência com pães, Marquinhos é responsável pelo setor de pasticeria (doces e salgados) da Bel Pan, onde os proprietários, da Família Zandonadi, são admiradores da gastronomia italiana. A padaria comercializa o pão italiano tradicional, a ciabatta, a bruschetta, a baguete recheada com calabresa ou frango, entre outras opções.
Marquinhos defende o pão tradicional italiano como o principal acompanhante gastronômico devido à sua textura crocante. Embora mais difícil de preparar, esse pão fica excelente com foundeurs e vinagrete, por exemplo.
No caso de Venda Nova, o que mais se aproxima da cultura local, segundo o instrutor gastronômico, é a ciabatta, ótima para sanduíches com socol e tomate seco. Para não ficar com mais água na boca, agora é aproveitar a oportunidade no próximo dia 12 para experimentar essas delícias!
Serviço:
Projeto Resgate da Cultura
Dia 12 de setembro
Após a missa das 9h, no lajão da Igreja Matriz
* Leia amanhã: Estudantes recitam poesias sobre a imigração italiana