A Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo- Pronova vai estar presente no 10º Festival do Vale do Café, evento que tem início nesta sexta-feira (20) e segue até domingo (22), nos 14 municípios do Rio Janeiro que compõem o Vale do Café. A Pronova será representada por Heberton Dias Moreno e Edevaldo Costalonga.
O objetivo do evento é criar um polo turístico e cultural e acelerar o desenvolvimento econômico do interior do Rio de Janeiro. Durante o festival, são realizados 14 concertos exclusivos, com um público que varia de 150 a 400 pessoas por apresentação. As apresentações acontecem em fazendas históricas do século XIX. Após o concerto, junto com um brunch, é realizada uma degustação de cafés especiais, provenientes de todo o Brasil.
O objetivo de sensibilizar os Fazendeiros a introduzir o cultivo de pequenas áreas de café em suas propriedades, buscando produzir um café com diferencial que complemente a atividade turística que já desenvolve, além de permitir que o turista presente no evento possa conhecer esses cafés e até comprá-los.
O Vale do Café
Vale do Café é a denominação turística para o conjunto de 15 municípios do Vale do Paraíba do Sul Fluminense, localizado a cerca de 120 km da cidade do Rio de Janeiro, que em 1860 produziam 75% do café consumido no mundo e garantiam ao Brasil a condição de líder mundial na produção e exportação de café. O dinheiro do café possibilitou a construção de ferrovias, iluminação pública e proveu todo o tipo de investimento em infra-estrutura que o Brasil fez durante esse período do séc. XIX.
Historicamente conhecida por ter servido de cenário para as inumeráveis plantações de café, hoje são poucas fazendas que ainda cultivam café e grande parte explora a atividade turística. Cerca de 30 dessas fazendas estão abertas à visitação. O Vale do Café atrai turistas interessados em descansar em pousadas na mata atlântica depois de passar o dia conhecendo as fazendas do ciclo do café e provando iguarias gastronômicas.
Os municípios do Vale do Café são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Conservatória, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty dos Alferes, Pinheiral, Pirai, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.