Propriedade em Marechal Floriano é modelo para cafeicultores da região

A propriedade de Cesar Krohling produz aproximadamente 63% sacas de café arábica a mais que a média produtiva do município de Marechal Floriano. Diante disso, para motivar os cafeicultores e orientá-los sobre as técnicas adequadas de manejo da lavoura, o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com prefeitura local, realiza nesta quinta-feira (06), um Dia de Campo na propriedade do cafeicultor, em Rio Fundo, Marechal Floriano.

Durante o Dia de Campo, que terá início às 13h30, os 160 produtores esperados para o evento terão a oportunidade de aprender na teoria e na prática as boas práticas agrícolas que contribuíram para que o cafeicultor alcançasse o destaque na produção. No local, pesquisadores e engenheiros do Incaper se dividirão em cinco estações, para capacitação dos participantes sobre diferentes temáticas.

De acordo com o extensionista do Incaper de Marechal Floriano, José Onofre Pereira, o evento tem por objetivo difundir as técnicas recomendadas pelo Incaper que acarretaram em resultados satisfatórios nas lavouras de café na propriedade. “ O local serve de modelo aos produtores da região que pretendem aumentar a produção e, consequentemente, melhorar a renda. Além de palestras, iremos mostrar como produzir mais sem que seja necessário o aumento da área plantada”, afirma, José Onofre Pereira.

O extensionista ainda ressaltou que em Marechal Floriano existem 691 agricultores que utilizam do café Arábica como fonte de renda, de modo que produzem, ao todo, cerca de 70 mil sacas por ano. No município a média de produção equivale a 17 sacas por hectare e Cesar Krohling produz 47 sacas por hectare em 18 hectares de área.

Estações

Durante a capacitação, os técnicos irão abordas as boas práticas utilizadas pelo agricultor na lavoura de café. Na primeira estação, o engenheiro agrônomo e proprietário do terreno, Cesar Abel Krohling, explica aos demais cafeicultores sobre as variedades e espaçamentos realizados no plantio, que assume características mais adensadas e reduzidas. Na segunda, o engenheiro agrônomo do Incaper, Fabiano Tristão Alixandre, ensina sobre os cuidados na colheita do fruto para garantir qualidade.

Dando continuidade as estações, o técnico agrícola do Incaper, Ubaldino Saraiva, fala sobre renovação das lavouras de café para revigorar a plantação. O engenheiro agrônomo do Incaper José Onofre Pereira trabalha com os produtores, métodos de manejo, poda e desbrota na cultura cafeeira. Por fim, o engenheiro agrônomo da empresa BASF, Pedro Paulino de Mendonça, aborda sobre o controle de Phoma via canhão em café de montanhas do Espírito Santo.

Programação:

13h30 – Abertura

14h – Prática de Campo

Estação 1 – Variedades/ Espaçamento

Palestrante: engenheiro agrônomo, Cesar Abel Krohling

Estação 2 – Colheita/ Qualidade

Palestrante: engenheiro agrônomo, Fabiano Tristão Alixandre

Estação 3 – Renovação/ Revigoramento

Palestrante: técnico agrícola, Ubaldino Saraiva

Estação 4 – Manejo/ Poda/ Desbrota

Palestrante: engenheiro agrônomo, José Onofre Pereira

Estação 5 – Controle de Phoma via canhão em café de montanhas do Espírito Santo

Palestrante: engenheiro agrônomo, Pedro Paulino de Mendonça – BASF

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)