As provas da segunda edição deste ano do Exame Supletivo, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), começam neste sábado (22). As avaliações serão aplicadas pelos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares. A expectativa é que aproximadamente 20 mil pessoas façam as avaliações.
Para os candidatos do ensino médio, as provas serão neste sábado (22), domingo (23) e no sábado seguinte (29). Os candidatos do ensino fundamental farão a prova nos dias 29 e 30 de novembro. Já os candidatos do ensino médio que, em virtude de crença religiosa, não puderem realizar as provas aos sábados, farão no próximo domingo (23), na segunda-feira (24) e no dia 1º de dezembro. Os estudantes sabatistas que prestarão o exame de nível fundamental, serão avaliados nos dias 30 de novembro e 01º de dezembro.
Os candidatos de crença religiosa deverão se identificar, nos dias de prova, por meio de carteira religiosa (quando a igreja emitir) ou declaração original, com data atualizada fornecida por sua Instituição Religiosa.
Nas unidades prisionais e nas unidades de medidas socioeducativas os exames serão coordenados em parceria com a Sedu, CEEJAs, Secretaria Estadual da Justiça e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), e aplicados, excepcionalmente, nos dias úteis consecutivos aos dias de realização das provas.
Orientações
No dia da prova, o candidato deverá chegar ao local onde prestará o exame 45 minutos antes, munido de documento de identidade original com foto, com o qual se inscreveu, comprovante de inscrição, caneta esferográfica transparente de tinta na cor azul ou preta. Em Cachoeiro de Itapemirim, 3.233 pessoas se inscreveram para fazer as avaliações, em Colatina são 1.186 candidatos. Já em Linhares, o quantitativo é de 3.906, e em Vitória, são 11.659.
Locais de provas
Para visualizar os locais de prova, o candidato deverá acessar o site da Sedu www.sedu.es.gov.br, clicar no ícone da EJA e digitar o número do CPF e a data de nascimento. Desta forma, o participante vai localizar a escola, o endereço, dia, horário e nível de ensino – fundamental ou médio -, além da disciplina para o qual se inscreveu. Outra opção é entrar em contato com os CEEJA.
O exame, destinado a estudantes de nível fundamental e médio, tem o objetivo de avaliar se o aluno atingiu os requisitos de conhecimento para a conclusão dos estudos. As avaliações abordarão, no nível de ensino fundamental, conteúdos de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes. Para o ensino médio, os conteúdos serão de Língua Portuguesa, incluída Redação e Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Arte, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Filosofia e Sociologia. O resultado do Exame Supletivo está previsto para o dia 29 de dezembro.
Mais informações: (27) 3636 – 7865
Telefones dos locais de prova:
CEEJA Cachoeiro de Itapemirim
Rua Moreira, nº 215, Bairro Cel. Borges.
Tel.: (28) 3522-5678
CEEJA Colatina Pedro Antonio Vitali
Av. Pedro Vitali, 209, Bairro Tropical.
Tel.: (27) 3721-1433
CEEJA Linhares
Rua Monsenhor Pedrinha, s/n, Centro.
Tel.: (27) 3371-0179
CEEJA Vitória
Ladeira São Bento, nº 66, Centro.
Tel.: (27) 3223-6429 – (27) 3223-3563