A 27ª Festa do Morango, que acontece nos dias 01, 02 e 03 de agosto, em Pedra Azul (Domingos Martins) vem com novidades na parte técnica dedicada à divulgação de tecnologias no cultivo da fruta. Pela primeira vez, a Área de Eventos onde acontece a festa, o “Morangão”, contará com plantios reais.
Entre as novidades, haverá uma estufa exibindo mudas de morango. A iniciativa conta com apoio do Incaper. A mudas, da variedade chilena, que garante morango o ano inteiro, poderão ser adquiridas no local.
Outra exposição será do sistema alternativo conhecido como “soilless”, que utiliza calhas de isopor no cultivo de morango. A técnica será trazida e apresentada no “Morangão” pelos irmãos Gilberto e Fábio Almeida, do município de Antônio Carlos, Minas Gerais.
Por esse método, o morango é cultivado em uma estufa, que protege as plantas das ações climáticas. A calha de isopor não permite oscilações bruscas de temperatura nas raízes e também oferece o volume necessário de nutrientes para o bom desenvolvimento das plantas.
Outro benefício do método tem relação com a ergonomia: as pessoas que cuidam do manejo da lavoura de morango podem trabalhar em pé, ao contrário do cultivo tradicional.
“Para se ter uma ideia da sanidade que este sistema oferece, o espaçamento que utilizamos é de 20 centímetros entre plantas, com duas linhas intercaladas por calha. Temos um adensamento grande de plantas com total sanidade, algo inviável no cultivo tradicional”, afirma Gilberto. (*Assessoria de Imprensa Festa do Morango).