Público vai conhecer sistema alternativo de plantio na 27ª Festa do Morango

A 27ª Festa do Morango, que acontece nos dias 01, 02 e 03 de agosto, em Pedra Azul (Domingos Martins) vem com novidades na parte técnica dedicada à divulgação de tecnologias no cultivo da fruta. Pela primeira vez, a Área de Eventos onde acontece a festa, o “Morangão”, contará com plantios reais.

Entre as novidades, haverá uma estufa exibindo mudas de morango. A iniciativa conta com apoio do Incaper. A mudas, da variedade chilena, que garante morango o ano inteiro, poderão ser adquiridas no local.

Outra exposição será do sistema alternativo conhecido como “soilless”, que utiliza calhas de isopor no cultivo de morango. A técnica será trazida e apresentada no “Morangão” pelos irmãos Gilberto e Fábio Almeida, do município de Antônio Carlos, Minas Gerais.

Por esse método, o morango é cultivado em uma estufa, que protege as plantas das ações climáticas. A calha de isopor não permite oscilações bruscas de temperatura nas raízes e também oferece o volume necessário de nutrientes para o bom desenvolvimento das plantas.

Outro benefício do método tem relação com a ergonomia: as pessoas que cuidam do manejo da lavoura de morango podem trabalhar em pé, ao contrário do cultivo tradicional.

“Para se ter uma ideia da sanidade que este sistema oferece, o espaçamento que utilizamos é de 20 centímetros entre plantas, com duas linhas intercaladas por calha. Temos um adensamento grande de plantas com total sanidade, algo inviável no cultivo tradicional”, afirma Gilberto. (*Assessoria de Imprensa Festa do Morango).

Confira mais Notícias

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores