Uma operação das polícias Civil e Militar foi realizada nesta quinta-feira (02), nas cidades de Ibatiba e Irupi, no sul do estado. A ação envolveu mais de 50 policiais e cumpriu mandados de prisão preventiva. Nove pessoas foram detidas. Entre elas, Edson Viana da Silva, de 23 anos, apontado como o chefe do tráfico no local. A esposa, que era secretária da quadrilha, e outras pessoas ligadas a ele também estão presas.
Os bandidos moravam e agiam no bairro Novo Horizonte, conhecido como o quartel general do tráfico. De acordo com o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, Anderson Simas Oliveira, essas pessoas eram especializada em crack e cocaína. As drogas eram vendidas para a cidade mineira de Lajinha, que fica na divisa com o Espírito Santo.
Foram apreendidas 69 pedras de crack, 40 gramas de cocaína, dois carros, duas motos, uma arma, além de objetos teriam sido usados no pagamento das drogas. Os homens presos foram encaminhados para a carceragem da delegacia de Iúna. E a mulher, foi levada para o presídio feminino de Cariacica.
Sossego para moradores
A operação que acordou os moradores de Ibatiba nesta manhã, trouxe sossego para o bairro Novo Horizonte. Durante a noite os acessos do bairro eram vigiados por homens da quadrilha e até usuários consumiam drogas pelas ruas, causando insegurança.
“Eu tinha muito medo dos meus filhos chegarem tarde em casa. Quando tinha festa na cidade ou algum baile era um entre e saí de carro, nem conseguíamos dormir direito de tanto medo”, desabafa uma moradora que não quis se idntificar.
Combate ao tráfico de drogas na região sul
O combate ao tráfico de drogas continua forte no sul do Espírito Santo. Só nesta semana, 20 pessoas foram detidas na região, entre elas, duas menores de idade. No último domingo (27), três prisões foram realizadas na BR 101 Sul, na divisa entre Espírito Santo e Rio de Janeiro. Com os homens, estavam 4,5 quilos de maconha e 2,8 quilos de pasta base de cocaína.
Já na terça (30), sete pessoas de uma quadrilha que comanda o tráfico em Iúna foram presas. Com os criminosos estavam 932 pedras de crack, 320 gramas de maconha prensada, 8,4 gramas de maconha pronta para venda e cinco papelotes de cocaína.
E nesta quarta, uma operação em cinco bairros e um distrito de Cachoeiro, resultou em dez pessoas detidas, drogas, celulares, cerca de R$ 2 mil em dinheiro e cheques, aparelhos eletrônicos e um carro com a placa clonada, cor adulterada e documentação falsa apreendidos (* Gazeta Online).