* Leandro Fidelis
Cinco pessoas, sendo duas mulheres e três homens, foram presos hoje no início da manhã, em São Mateus, Norte do Estado, acusados de furto e tentativa de homicídio ocorridos no início deste mês, em Nossa Senhora do Carmo, Distrito de Aracê (Domingos Martins). Os investigadores da Polícia Civil de Pedra Azul, Campinho e Marechal Floriano chegaram aos acusados depois da confissão de um menor, que participou dos crimes. Foram apreendidos ainda com eles aparelhos elétricos e objetos de decoração furtados de uma casa na Região Serrana.
Quatro dos acusados são dois casais: dois irmãos casados com duas irmãs. Eles foram detidos na casa dos pais das mulheres, em um bairro de São Mateus. O quinto envolvido foi preso em outro bairro da mesma cidade. Eles estão sendo ouvidos em Linhares e serão encaminhados para o Presídio de Viana. O menor, de 17 anos, foi liberado.
A Polícia se diz surpresa com a ousadia dos acusados. Segundo os investigadores, no último dia 06, o grupo desembarcou de um ônibus intermunicipal em Pedra Azul e pegou corrida de táxi até Nossa Senhora do Carmo. Os dois homens já haviam morado na região e planejaram a invasão de uma propriedade pertencente a um casal de advogados da Grande Vitória.
A casa, localizada em uma área rural afastada de outras propriedades, foi arrombada. Os cinco acusados pernoitaram ali e o menor, que é morador próximo e já os conhecia, foi convidado para ficar com eles.
No dia seguinte, ainda de acordo com a Polícia Civil, a quadrilha foi até uma mercearia na localidade quando o seu proprietário fechava o estabelecimento.
Os acusados agrediram o homem com uma paulada, mas ele conseguiu correr até o carro e evadir-se do local. Aproveitando a ausência do comerciante, os cinco bandidos invadiram o estabelecimento, roubando produtos alimentícios e de higiene pessoal, lanternas, bolsas de viagem, bebidas e doces, que foram levados para a casa invadida.
Ainda conforme os investigadores, o grupo e o menor permaneceram na casa por mais um dia. Antes de saírem, levaram frigobar, aquecedor portátil e objetos de decoração, além de roupas de cama. Os acusados embarcaram novamente em um ônibus para São Mateus.
No dia 08 deste mês, a Polícia de Pedra Azul soube do desaparecimento de um menor, da agressão sofrida pelo dono da mercearia e o diarista da propriedade invadida denunciou o roubo depois de encontrar a casa toda revirada. Após investigações, a polícia descobriu que o adolescente desaparecido estava envolvido com a quadrilha. Ele foi localizado e acabou entregando os comparsas.
Segundo os investigadores, dois dos acusados já vinham sendo monitorados desde que se estabeleceram em Nossa Senhora do Carmo, no início do ano passado. A dupla teria fugido da guerra do tráfico na região metropolitana do Estado. Até a publicação desta reportagem, a Polícia ainda não havia passado a identidade completa da quadrilha.