Com o tema Desafios e Oportunidades para o Negócio Café, o Incaper, a Prefeitura de Brejetuba e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) realizam, neste sábado (23), o 8º Encontro de Cafeicultores e, mais uma vez, vai debater a produção de grãos especiais no município. O evento acontece no Clube Recreativo Recanto das Águas, a partir das 12 horas.
Aproximadamente 600 produtores de Brejetuba vão participar das palestras sobre as tendências do mercado mundial de café, a qualidade do produto, as exigências do mercado, as principais técnicas de manejo da cultura e a administração do negócio café.
Durante o encontro, o Incaper vai apresentar o Programa Renovar Arábica aos participantes. O objetivo do Programa criado pelo Governo do Estado em 2008 é aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do produto e oferecer maior sustentabilidade à cultura, a partir da renovação e do revigoramento das lavouras de café arábica do Espírito Santo. Com o Programa, a expectativa, entre outras ações, é dobrar a produtividade e a produção do arábica capixaba.
De acordo com o secretário de Agricultura de Brejetuba, José Eraldo Oliveira Dias, a programação foi elaborada de forma a permitir que os produtores possam trocar informações sobre comercialização da produção, gerenciamento da propriedade e boas práticas agrícolas.
Ele disse também que os produtores recebem incentivo do Governo do Estado e do Município, por meio de parcerias, para melhorarem ainda mais a qualidade do café. Estamos com 10 associações de produtores com equipamentos comunitários para realizar o despolpamento do café, com o objetivo de ampliar a qualidade, o que tem beneficiado uma média de 350 produtores.
Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o apoio dos municípios produtores de arábica é muito importante para que o Programa Renovar Arábica seja implementado. Investindo na agricultura, tenho certeza de que vamos aumentar a produtividade e com isso nossos municípios e produtores vão sair ganhando. O Renovar Arábica veio para aumentar a qualidade e a produtividade, avalia.
Para o secretário da Agricultura, Ricardo Santos, o grande objetivo do programa é elevar a produtividade do arábica, já que isso vem comprometendo a rentabilidade da região. As famílias vivem há mais de um século com a produção do arábica e a renovação dessa lavoura é um dos maiores desafios para o Governo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixava, o Novo Pedeag. Com o Renovar Arábica pretendemos substituir, em 15 anos, os cafezais antigos por plantas mais resistentes ao tempo e principalmente às doenças, e a aceitação do produtor é fundamental, pois ele é o grande executor desse programa, acentuou o secretário.
Cafeicultura em Brejetuba
O município é o maior produtor de café arábica do Estado, com estimativa de safra para este ano de 380 mil sacas. São 20 mil hectares, 18 mil em produção, divididos em 1.069 propriedades a maioria de base familiar. Ao todo, cinco mil pessoas estão envolvidas diretamente na cafeicultura. O município tem 10.900 habitantes, portanto, a metade da população sobrevive da atividade.
Brejetuba também se destaca na produção de café com alto padrão de qualidade. É o maior produtor capixaba de café cereja descascado (despolpado), com 70 mil sacas. Com a produção de café de qualidade superior, praticamente 90% tem destino garantido nos Estados Unidos, Alemanha, Japão. O município possui, já instalados, 52 equipamentos de lavagem, separação, descascamento e desmucilagem do café, o que confere a qualidade do produto final.
Programação:
12 horas Chegada e inscrição dos participantes
13 horas Abertura
13h30 Palestra Motivacional – Mude Você, Mude o Mundo
Mury Campos Professor e Consultor de Marketing e
Motivação / Auditor de Qualidade no Bureau Verias
Internacional P.I.
BLOCO 1: Tendências do mercado mundial de café
14 horas Qualidade do Café e as Exigências do Mercado
Aguinaldo José de Lima Assessor Especial do Ministro da
Agricultura
14h40 Lançamento do Programa Renovar Arábica no Município
Romário Gava Ferrão Coordenador Estadual de Cafeicultura
15h20 Intervalo para lanche
BLOCO 2: Manejo E Administração Do Negócio Café
Moderador: Marcos Moulin Teixeira Incaper/Cetcaf
15h40 Legislação Trabalhista Para Colheita
16h20 Averbação de Reserva Legal e Proteção Permanente nas
Propriedades Rurais
Murilo Pedroni Senar/Faes
17 horas: Encerramento, sorteios de brindes e moda de viola