Qualidade e mercado do arábica são destaque durante encontro de cafeicultores em Brejetuba

Com o tema “Desafios e Oportunidades para o Negócio Café”, o Incaper, a Prefeitura de Brejetuba e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) realizam, neste sábado (23), o 8º Encontro de Cafeicultores e, mais uma vez, vai debater a produção de grãos especiais no município. O evento acontece no Clube Recreativo Recanto das Águas, a partir das 12 horas.

Aproximadamente 600 produtores de Brejetuba vão participar das palestras sobre as tendências do mercado mundial de café, a qualidade do produto, as exigências do mercado, as principais técnicas de manejo da cultura e a administração do negócio café.

Durante o encontro, o Incaper vai apresentar o Programa Renovar Arábica aos participantes. O objetivo do Programa – criado pelo Governo do Estado em 2008 – é aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do produto e oferecer maior sustentabilidade à cultura, a partir da renovação e do revigoramento das lavouras de café arábica do Espírito Santo. Com o Programa, a expectativa, entre outras ações, é dobrar a produtividade e a produção do arábica capixaba.

De acordo com o secretário de Agricultura de Brejetuba, José Eraldo Oliveira Dias, a programação foi elaborada de forma a permitir que os produtores possam trocar informações sobre comercialização da produção, gerenciamento da propriedade e boas práticas agrícolas.

Ele disse também que os produtores recebem incentivo do Governo do Estado e do Município, por meio de parcerias, para melhorarem ainda mais a qualidade do café. “Estamos com 10 associações de produtores com equipamentos comunitários para realizar o despolpamento do café, com o objetivo de ampliar a qualidade, o que tem beneficiado uma média de 350 produtores”.

Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o apoio dos municípios produtores de arábica é muito importante para que o Programa Renovar Arábica seja implementado. “Investindo na agricultura, tenho certeza de que vamos aumentar a produtividade e com isso nossos municípios e produtores vão sair ganhando. O ‘Renovar Arábica’ veio para aumentar a qualidade e a produtividade”, avalia.

Para o secretário da Agricultura, Ricardo Santos, o grande objetivo do programa é elevar a produtividade do arábica, já que isso vem comprometendo a rentabilidade da região. “As famílias vivem há mais de um século com a produção do arábica e a renovação dessa lavoura é um dos maiores desafios para o Governo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixava, o Novo Pedeag. Com o ‘Renovar Arábica’ pretendemos substituir, em 15 anos, os cafezais antigos por plantas mais resistentes ao tempo e principalmente às doenças, e a aceitação do produtor é fundamental, pois ele é o grande executor desse programa”, acentuou o secretário.

Cafeicultura em Brejetuba

O município é o maior produtor de café arábica do Estado, com estimativa de safra para este ano de 380 mil sacas. São 20 mil hectares, 18 mil em produção, divididos em 1.069 propriedades – a maioria de base familiar. Ao todo, cinco mil pessoas estão envolvidas diretamente na cafeicultura. O município tem 10.900 habitantes, portanto, a metade da população sobrevive da atividade.

Brejetuba também se destaca na produção de café com alto padrão de qualidade. É o maior produtor capixaba de café cereja descascado (despolpado), com 70 mil sacas. Com a produção de café de qualidade superior, praticamente 90% tem destino garantido nos Estados Unidos, Alemanha, Japão. O município possui, já instalados, 52 equipamentos de lavagem, separação, descascamento e desmucilagem do café, o que confere a qualidade do produto final.

Programação:

12 horas – Chegada e inscrição dos participantes

13 horas – Abertura

13h30 – Palestra Motivacional – “Mude Você, Mude o Mundo”

Mury Campos – Professor e Consultor de Marketing e

Motivação / Auditor de Qualidade no Bureau Verias

Internacional P.I.

BLOCO 1: Tendências do mercado mundial de café

14 horas – Qualidade do Café e as Exigências do Mercado

Aguinaldo José de Lima – Assessor Especial do Ministro da

Agricultura

14h40 – Lançamento do Programa “Renovar Arábica” no Município

Romário Gava Ferrão – Coordenador Estadual de Cafeicultura

15h20 – Intervalo para lanche

BLOCO 2: Manejo E Administração Do Negócio Café

Moderador: Marcos Moulin Teixeira – Incaper/Cetcaf

15h40 – Legislação Trabalhista Para Colheita

16h20 – Averbação de Reserva Legal e Proteção Permanente nas

Propriedades Rurais

Murilo Pedroni – Senar/Faes

17 horas: Encerramento, sorteios de brindes e moda de viola

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS