Geral

Quando acionar o Samu 192

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

O serviço móvel de urgência pré-hospitalar, o Samu 192, está há pouco tempo na Região Serrana Capixaba. Talvez por isso, muitos moradores ainda desconhecem as prioridades do atendimento, que é para casos mais graves.

O caso de um homem que sofreu um ataque de epilepsia na noite da última terça-feira (10), na avenida Beira-Rio, em Venda Nova, e teve o atendimento negado pela equipe do Samu, intrigou alguns populares. Mas, afinal, quando acionar o Samu 192?

O Samu 192 realiza o atendimento de urgência e emergência – ou seja, casos que apresentam risco de morte ou de sequela irreparável. O atendimento é realizado em residências, locais de trabalho e vias públicas, sendo o socorro feito após chamada gratuita para o telefone 192.

A ligação é atendida por técnicos e, ao identificar a emergência, transfere para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o solicitante sobre as primeiras ações.

É importante que a pessoa que solicita o serviço do Samu 192 passe o máximo de informações possível e com calma, para que o médico regulador possa identificar a gravidade do caso e enviar a ambulância o mais prontamente possível, se for necessário.

O médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: que vai desde uma orientação médica ao envio de ambulância.

O Samu 192 destaca que diariamente, são realizadas cerca de 2.000 chamadas ao serviço e a prioridade é para os casos graves.

* Com informações da assessoria de imprensa da Sesa

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho