* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
A partir desta sexta-feira (13), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- Dnit/ES se comprometeu a instalar quatro quebra-molas, sendo um por dia, na BR-262 entre o Centro de Venda Nova e o Distrito de São João de Viçosa. A intervenção é uma solução imediata para minimizar acidentes no trecho compreendido entre os quilômetros 103 e 110.
O superintendente do Dnit/ES, Halpher Luiggi Mônico Rosa, esteve hoje na cidade onde participou de uma reunião de diagnóstico com o prefeito Dalton Perim e outras autoridades, no gabinete do chefe do Executivo Municipal. Após o encontro, ele, sua equipe técnica, o prefeito e o inspetor Marcos Rainha, da Polícia Rodoviária Federal- PRF, percorreram os pontos mais críticos para avaliar que intervenções correspondem com a realidade do trânsito local.
De acordo com Halpher, um quebra-molas será instalado na altura do Alpes Hotel, a poucos metros do trevo, outro em frente ao Fórum e mais dois antes e depois da capela de São João. Os redutores de velocidade serão construídos de acordo com a resolução 39 do Conselho Nacional de Trânsito- Contran.
Em outro momento, será construída uma rotatória nesse mesmo trevo, local da maioria dos acidentes, sendo os dois mais recentes o do último dia 3, quando um motociclista morreu, e o do domingo, que matou três pessoas de uma mesma família.
Segundo o superintendente, o trevo será adaptado para receber a obra, com a construção de um canteiro central onde hoje está o trecho interditado entre os dois semáforos, que foram destruídos na manifestação do último domingo (9). Por enquanto, permanece o desvio feito com gelo baiano.
Também dentro do projeto de intervenções imediatas, o centro de Venda Nova vai ganhar dois semáforos de LED, um na altura do Posto de Informações Turísticas e outro próximo ao Banestes, locais a poucos metros da antiga sinalização.
No médio prazo, ainda sem data prevista, o Dnit pretende instalar lombadas eletrônicas no lugar das físicas. O grande problema é que Venda Nova é uma espécie de paraíso para o condutor porque a geometria é favorável, com curvas suaves e retas maiores, o que estimula o aumento da velocidade. A ideia é reduzir a velocidade do condutor, declarou o superintendente.
O prefeito Dalton se disse muito satisfeito com a sensibilidade do superintendente, há apenas 29 dias no cargo, de vir até o município conhecer a realidade do trânsito. Não é uma vitória da nossa gestão, mas da comunidade de Venda Nova. Nós queremos cada vez mais implementar ações pela qualidade de vida e aumentar a segurança do nosso município.