Meio por acaso, mas a 31ª Festa da Polenta lançou um novo atrativo: o cortejo interno do Queijo Gigante. Exposta no Paiol do Nonno desde sábado de manhã, quando chegou ao Centro de Eventos, a peça ganhou o cortejo do público quando foi transportada até o local do corte, que este ano foi feito no mesmo local do Tombo da Polenta.
Puxado por um trator e em cima de uma plataforma móvel, o queijo de 800 quilos foi aberto e partido na tarde de domingo, logo após o último tombo da polenta. Mais uma vez, os cerca de mil pedaços foram disputados pelo público, que pagaram R$ 5,00 pela unidade.
De acordo com Luciano Falqueto, presidente da Associação de Agropecuaristas de Venda Nova- Aagrope, 7 mil litros de leite foram gastos na produção da peça. Todo processo de produção do queijo foi na segunda-feira anterior ao evento, no laticínio da Aagrope, em Bananeiras. Depois de devidamente prensado, o queijo foi para a câmara fria onde permaneceu até sábado (da Festa) pela manhã, num processo de meia cura similar ao tipo minas padrão.
Além da mão-de-obra, o leite também foi fornecido pelo laticínio. A rotina da Aagrope foi paralisada para que oito profissionais se envolvessem na produção que começou em torno das 6h e foi até as 14h30.
* Site Festa da Polenta