Queijo Gigante ganha desfile interno na Festa da Polenta

Meio por acaso, mas a 31ª Festa da Polenta lançou um novo atrativo: o cortejo interno do Queijo Gigante. Exposta no Paiol do Nonno desde sábado de manhã, quando chegou ao Centro de Eventos, a peça ganhou o cortejo do público quando foi transportada até o local do corte, que este ano foi feito no mesmo local do Tombo da Polenta.

Puxado por um trator e em cima de uma plataforma móvel, o queijo de 800 quilos foi aberto e partido na tarde de domingo, logo após o último tombo da polenta. Mais uma vez, os cerca de mil pedaços foram disputados pelo público, que pagaram R$ 5,00 pela unidade.

De acordo com Luciano Falqueto, presidente da Associação de Agropecuaristas de Venda Nova- Aagrope, 7 mil litros de leite foram gastos na produção da peça. Todo processo de produção do queijo foi na segunda-feira anterior ao evento, no laticínio da Aagrope, em Bananeiras. Depois de devidamente prensado, o queijo foi para a câmara fria onde permaneceu até sábado (da Festa) pela manhã, num processo de meia cura similar ao tipo minas padrão.

Além da mão-de-obra, o leite também foi fornecido pelo laticínio. A rotina da Aagrope foi paralisada para que oito profissionais se envolvessem na produção que começou em torno das 6h e foi até as 14h30.

* Site Festa da Polenta

Confira mais Notícias

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas

Palco Livre abre inscrições para talentos no 30º Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Cantor vendanovense vai estudar na melhor faculdade de música do mundo

Banda Mirim Marcial abre inscrições para crianças 7 a 9 anos em Venda Nova

Venda Nova lança consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc 2025

Tempos do Nunca Mais: seresta de músicas caipiras pelas ruas de Venda Nova

Viva Cultura: Venda Nova lança edital para fomento de iniciativas culturais