Quinto dia de gravação de novela envolve 140 pessoas

O diretor da novela, Jorge Fernando (D) orienta equipe antes das gravações. (*FOTO: Leandro Fidelis).

 

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

Uma única cena de novela, que fica no ar por poucos minutos, é capaz de mobilizar dezenas de pessoas para sua gravação. Foi o que aconteceu nesta sexta-feira (08), na Rodovia Estadual Geraldo Sartório (ES-164), em Domingos Martins, durante o set do quinto dia de filmagem da próxima novela das 7h da Globo na Região Serrana. A produção mobilizou 140 pessoas entre equipe técnica, diretores, dublês e figurantes.

Leandro Fidelis
Equipe de efeitos especiais caracteriza local onde foi gravada cena de acidente.

A cena mostra um acidente envolvendo um dos personagens de “Alto Astral”, com estreia prevista para 03 de novembro. A gravação ocorreu em uma curva próxima à Rota do Lagarto, que dá acesso ao condomínio Monte Blú, no km 70. O local recebeu intervenção da equipe de efeitos especiais para simular um capotamento e foi isolado por seguranças e Polícia Militar.

Desde às 9 horas, a equipe da Globo se concentrou no lugar, sob orientações do diretor da novela, Jorge Fernando. Além dele, outros famosos estão na região: os atores Nathalia Dill, Sérgio Guizé, Marcelo Médici e a atriz mirim Nathália Costa. Hoje, as gravações devem terminar às 18 horas.

O trânsito está sendo liberado com intervalos para os motoristas que seguem no sentido BR-262 ou Vargem Alta. Para quem está em Pedra Azul e quer chegar a São Paulo de Aracê, por exemplo, o recomendado é tomar a Rota do Lagarto.

Dublê na pele de todas as atrizes

Entre os 11 dublês contratados para as filmagens em Pedra Azul, a única mulher é Roberta Uchôa, com dez anos de carreira na TV Globo. Atualmente, ela é quem empresta seu corpo para as cenas mais perigosas envolvendo personagens femininos nas tramas da emissora.

Leandro Fidelis
Walter Bezerra e Roberta Uchôa estão entre os 11 dublês escalados para a cena de acidente.

Roberta será dublê da atriz Nathalia Dill nas cenas do acidente, uma das primeiras da trama. Ela já fez 37 novelas. “Sempre fico rôxa”, conta aos risos. Segundo a dublê, mas que sofrer quedas ou saltar de lugares altos, é importante um planejamento para garantir a segurança nas cenas.

Outro dublê é Walter Bezerra, o mais experiente da equipe, que conta com bombeiros, policiais, mestres em artes marciais e até piloto. Ele tem 24 anos de profissão e já atuou em 197 novelas e 550 episódios do extinto programa “Linha Direta”, nesse também como coordenador de ação.

Leandro Fidelis
Moradores de Domingos Martins e Venda Nova, num total de 40 pessoas, fizeram figuração hoje.

“Até quem resgata dublê é dublê, pra você ter uma ideia da preocupação com a segurança”, conta Walter, que se lembra de apenas um acidente com ele em cena.

Ele confessou estar tenso antes da cena do capotamento gravada na rodovia ES-164. “É importante ter medo. A tensão transformada em foco é saudável”, disse o dublê.

As gravações em Pedra Azul prosseguem até a próxima terça-feira (12). Os dias ensolarados e sem nuvens favoreceram a produção.

* Leia também: Gravação de novela muda a rotina em Pedra Azul

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão