O diretor da novela, Jorge Fernando (D) orienta equipe antes das gravações. (*FOTO: Leandro Fidelis). |
* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
Uma única cena de novela, que fica no ar por poucos minutos, é capaz de mobilizar dezenas de pessoas para sua gravação. Foi o que aconteceu nesta sexta-feira (08), na Rodovia Estadual Geraldo Sartório (ES-164), em Domingos Martins, durante o set do quinto dia de filmagem da próxima novela das 7h da Globo na Região Serrana. A produção mobilizou 140 pessoas entre equipe técnica, diretores, dublês e figurantes.
Leandro Fidelis |
Equipe de efeitos especiais caracteriza local onde foi gravada cena de acidente. |
A cena mostra um acidente envolvendo um dos personagens de “Alto Astral”, com estreia prevista para 03 de novembro. A gravação ocorreu em uma curva próxima à Rota do Lagarto, que dá acesso ao condomínio Monte Blú, no km 70. O local recebeu intervenção da equipe de efeitos especiais para simular um capotamento e foi isolado por seguranças e Polícia Militar.
Desde às 9 horas, a equipe da Globo se concentrou no lugar, sob orientações do diretor da novela, Jorge Fernando. Além dele, outros famosos estão na região: os atores Nathalia Dill, Sérgio Guizé, Marcelo Médici e a atriz mirim Nathália Costa. Hoje, as gravações devem terminar às 18 horas.
O trânsito está sendo liberado com intervalos para os motoristas que seguem no sentido BR-262 ou Vargem Alta. Para quem está em Pedra Azul e quer chegar a São Paulo de Aracê, por exemplo, o recomendado é tomar a Rota do Lagarto.
Dublê na pele de todas as atrizes
Entre os 11 dublês contratados para as filmagens em Pedra Azul, a única mulher é Roberta Uchôa, com dez anos de carreira na TV Globo. Atualmente, ela é quem empresta seu corpo para as cenas mais perigosas envolvendo personagens femininos nas tramas da emissora.
Leandro Fidelis |
Walter Bezerra e Roberta Uchôa estão entre os 11 dublês escalados para a cena de acidente. |
Roberta será dublê da atriz Nathalia Dill nas cenas do acidente, uma das primeiras da trama. Ela já fez 37 novelas. “Sempre fico rôxa”, conta aos risos. Segundo a dublê, mas que sofrer quedas ou saltar de lugares altos, é importante um planejamento para garantir a segurança nas cenas.
Outro dublê é Walter Bezerra, o mais experiente da equipe, que conta com bombeiros, policiais, mestres em artes marciais e até piloto. Ele tem 24 anos de profissão e já atuou em 197 novelas e 550 episódios do extinto programa “Linha Direta”, nesse também como coordenador de ação.
Leandro Fidelis |
Moradores de Domingos Martins e Venda Nova, num total de 40 pessoas, fizeram figuração hoje. |
“Até quem resgata dublê é dublê, pra você ter uma ideia da preocupação com a segurança”, conta Walter, que se lembra de apenas um acidente com ele em cena.
Ele confessou estar tenso antes da cena do capotamento gravada na rodovia ES-164. “É importante ter medo. A tensão transformada em foco é saudável”, disse o dublê.
As gravações em Pedra Azul prosseguem até a próxima terça-feira (12). Os dias ensolarados e sem nuvens favoreceram a produção.
* Leia também: Gravação de novela muda a rotina em Pedra Azul