* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Em mais uma operação no início desta semana, o Ibama autuou sete pessoas por criação ilegal de pássaros silvestres e desmatamento em área de vegetação nativa na Região Serrana do Estado. As multas chegam a R$ 148 mil. Equipes do instituto continuam com as apreensões até a próxima sexta-feira (27).
A operação partiu de denúncias anônimas de moradores do interior de Domingos Martins e de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves. Foram apreendidos nessas localidades 17 trinca-ferros, 14 catataus, um curió, uma araponga, uma cigarra-verdadeira, uma sabiá fica e uma sabiá laranjeira. Os pássaros estavam sem anilhas ou com esse objeto falsificado ou adulterado.
Além disso, o Ibama autuou uma produtora rural por desmatar 1,87 hectare de vegetação nativa, em São Bento de Urânia. A área tinha sinais de queimada e derrubada de árvores.
Os trabalhos começaram na última segunda-feira. Nesta quarta-feira, os agentes seguem para Afonso Cláudio para mais apreensões. Um balanço geral das operações deste ano deve ser divulgado no início de dezembro.