Policiais civis da Delegacia de Guaçuí realizaram na terça-feira (13), no Centro de Guaçuí, a Operação Bombados. A ação resultou na prisão de L.A.M., de 23 anos, suspeito de vender e aplicar anabolizantes.
Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência dele, onde foram encontradas uma seringa e um frasco de um medicamento para uso veterinário. Segundo as informações do responsável pela ação, delegado José Maria Martins, os policiais receberam uma denúncia de que o suspeito estaria aplicando injeções de “bombas” em mulheres da cidade. “Algumas mulheres foram chamadas na delegacia e durante depoimento contaram que ele cobrava R$ 15 por cada injeção e, ao todo, eram feitas 16 aplicações”, informou o delegado.
José Maria explicou que a operação teve o nome de "Bombados", pois o objetivo das jovens era ficar com corpos musculosos sem esforço. Na Delegacia, L.A.M. foi autuado por venda ilegal de medicamentos e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDP CI).
Consequências do uso
O médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Bernardino Santi, disse, em entrevista ao site do médico Dráuzio Varella que o uso indiscriminado e sem controle médico dessas substâncias tem gerado problemas graves de saúde, morte inclusive, em gente muito jovem. Veja parte da entrevista, que está disponível, na íntegra, neste link.
Quais problemas os anabolizantes provocam?
Os anabolizantes foram descobertos com o intuito de tratar determinadas doenças, mas algumas pessoas descobriram que seu uso pode incrementar o aumento de massa muscular e é aí que começam os problemas. Vamos pegar o caso do adolescente interessado na colega de escola que quer ficar bonito para impressionar a garota. Ele começa a fazer ginástica, mas percebe que levará tempo e terá de esforçar-se muito para atingir o objetivo almejado porque os resultados não vêm de uma hora para outra. Nesse momento, um profissional da academia que frequenta ou um amigo lhe fala de uma determinada substância que ajuda a desenvolver a musculatura mais depressa. O garoto se interessa e decide experimentar. Obviamente, os primeiros resultados não tardam a aparecer, a forma do corpo melhora, e isso o estimula a usar cada vez mais os esteróides anabolizantes, drogas que mexem com a estrutura hormonal e com outras estruturas fisiológicas do organismo, acarretando graves conseqüências que podem, sem dúvida, levar à morte.
Quais são as funções fisiológicas e os órgãos mais afetados?
O fígado é um dos órgãos acometidos e são frequentes os casos de hepatomas, de câncer de fígado. O uso de anabolizantes provoca também atrofia testicular. Jovens de 28, 30 anos apresentam azoospermia (ausência de espermatozóides), diminuição da libido e impotência porque a droga mexe com o equilíbrio hormonal.
Quem toma esteroides anabolizantes, além de problemas de pele, como a acne, e perda de cabelo, pode ter complicações cardíacas muito graves, porque essas drogas aumentam o nível do mau colesterol e diminuem o do bom colesterol no sanguee está mais sujeito a infartos e anginas.
Quando se para de usar, em quanto tempo o músculo afrouxa?
Em questão de semanas, o músculo desincha e afrouxa, porque perde líquido. Como consequência, a musculatura que estava esticada em seu alongamento máximo contrai e volta a uma forma próxima da inicial. Ao notar que está perdendo o que ganhou com o remédio, o garoto continua recorrendo aos anabolizantes e, o que é assustador, nunca fica satisfeito com os resultados obtidos. Se tem 40cm de bíceps, quer chegar aos 45cm. Quando consegue, quer ter 48cm. Essa falta de limites leva a rupturas musculares e aos outros problemas graves de saúde que já citamos nesta entrevista.
Como os pais podem desconfiar de que o filho está usando anabolizantes?
A maior arma para combater o uso de anabolizantes é a educação, a orientação. Os pais devem procurar saber se a academia em que seu filho faz musculação está regularizada e é filiada ao CREF (Conselho Regional de Educação Física). Depois, precisam conhecer o professor e o local onde o filho realiza atividades físicas e acompanhar sua evolução. Se perceberem que, num curto período de tempo, ele teve um crescimento muscular absurdo, é provável que esteja se valendo dessas substâncias e algumas providências urgentes se fazem necessárias.
Certas características orgânicas, como queda de cabelo, cabelos quebradiços e aparecimento intenso de acne, assim como modificações no comportamento, podem ser outros sinais do problema. Geralmente, quando o garoto começa a tomar anabolizantes, sente-se mais forte e seguro e torna-se mais agressivo. Por isso, os pais precisam estar vigilantes e atentos a qualquer mudança no comportamento dos filhos.
Quando opta pelo uso de anabolizantes, a pessoa não se dá conta de como é difícil livrar-se deles.
É muito difícil. Além da dependência física e psicológica que desenvolve, quando não quer mais utilizar essas substâncias, a pessoa é assediada por aqueles que as vendem porque temem ser denunciados às autoridades policiais. Segundo relatos de pacientes meus, existem verdadeiras máfias envolvidas no comércio clandestino de anabolizantes que começam a fazer ameaças, o que torna a coisa mais perigosa.
Fontes: Ascom PCES e http://drauziovarella.com.br