* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Na manhã desta sexta-feira (11), em uma sala da Prefeitura de Venda Nova, o prefeito Dalton Perim e o presidente da Câmara, Marco Grillo, acompanharam os testes de um sistema de vídeomonitoramento para melhorar a segurança na cidade. Uma câmera foi instalada em frente ao prédio da Prefeitura, numa demonstração do que pode ser implantado nas principais avenidas.
Dois técnicos de uma empresa de Vitória realizaram os testes. Eles são responsáveis pela implantação do mesmo sistema na Grande Vitória e acabam de fechar contrato com a Prefeitura de Castelo, no Sul do Estado. De acordo com o técnico Marcos Pinheiro, o projeto é de baixo custo para cidades com o perfil de Venda Nova. O recurso tem trazido resultados onde foi implantado.
O sistema de vídeomonitoramento prevê de cinco a sete câmeras em pontos estratégicos, além de duas móveis para os dias de festa na cidade, quando aumentam os furtos. A preocupação com a criminalidade é assunto recorrente no Poder Público.
O prefeito disse que está analisando outros sistemas de segurança para chegar ao modelo mais eficiente e condizente com o município. A segurança pública é prioridade. Temos uma rodovia cortando Venda Nova, um comércio forte… Hoje foi só uma demonstração, mas vamos buscar outras opções. O vídeomonitoramento é uma tendência estadual.
Olho digital
Em abril deste ano, durante aplicação da Lei Seca em Venda Nova, o prefeito, Dalton Perim, entregou um pedido de instalação de câmeras de segurança nas principais ruas da cidade. Naquele mesmo mês, o vereador Tarcísio Botacin- DEM sugeriu o benefício através de indicação aprovada pela Câmara.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Rodney Miranda, afirmou que há possibilidade de atender Venda Nova dentro do projeto Olho Digital e também se mostrou disposto a apoiar a criação de uma guarda municipal com doações de equipamentos modernos de ação.
Quanto à criação de uma guarda municipal, Dalton diz ser preciso cautela, pois o projeto requer contratações.
Números da criminalidade em Venda Nova
JANEIRO A AGOSTO DE 2008
– Furtos diversos: 100
– Roubos de veículos: 7
JANEIRO A AGOSTO DE 2009
– Furtos diversos: 105
– Roubos de veículos: 11