Domingos Martins e Marechal Floriano serão as primeiras cidades capixabas dotadas de uma rede inteligente de energia (Smart Grid). A novidade foi anunciada ontem (01), pela EDP Escelsa, o projeto é denominado como InovCity.
A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado, com a Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe) e as prefeituras locais. O investimento será de R$ 5 milhões, com adoção de um conjunto de tecnologias que permitirão uma maior eficiência e qualidade na prestação de serviços ao cliente, como a medição inteligente, iluminação pública eficiente, microprodução com fontes renováveis de energia e mobilidade elétrica.
“A EDP está à frente desse processo na cidade de Aparecida, em São Paulo, e na Europa, onde já temos uma experiência muito bem-sucedida, e reconhecida pela Comunidade Européia, na cidade portuguesa de Évora”, afirmou Miguel Setas, vice-presidente de Distribuição do Grupo EDP.
Para o cliente, as redes inteligentes permitirão ter acesso a informações mais detalhadas de consumo de energia, bem como a aplicação de tarifas mais flexíveis e adaptadas ao perfil de consumo do cliente, permitindo otimizar o comportamento de utilização e os seus reflexos na conta de energia.
Além disso, no futuro, além de poder acessar seu perfil de consumo pela internet, o cliente poderá receber informações e avisos por diferentes canais, incluindo redes sociais, que permitam ter um melhor acompanhamento e controle da conta de energia. Será também possível disponibilizar sistemas de gestão de consumo de energia nos seus edifícios.
(*Fonte: Gazeta Online)