Geral

Redes de esgoto e redes de drenagem: você sabe a diferença?

Parte da população costuma confundir as redes de coleta de esgoto com as redes de drenagem pluvial e, por essa razão, utilizam os sistemas de forma errada. A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) presta o serviço de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. A drenagem de água de chuva, por sua vez, deve ser feita pelas prefeituras municipais. A má utilização da rede de drenagem pluvial e da rede coletora de esgoto traz sérios problemas para a população, especialmente durante o período de chuvas.

O esgoto domiciliar é coletado in natura por uma rede separada e direcionado até uma estação de tratamento. Depois de tratado, ele é devolvido ao meio ambiente, sem riscos de poluir os mananciais. As águas pluviais são lançadas no mar, rios ou em lagoas de captação por meio de galerias construídas pelas prefeituras.

A ligação de esgoto na rede de drenagem traz prejuízos para a população e para o meio ambiente. Quando isso ocorre, a rede drenagem lança o esgoto sem tratamento no mar, em rios e lagos. Além disso, provoca mau cheiro nas vias públicas proveniente dos bueiros.

Extravasamento

Já o lançamento indevido de água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar extravasamentos, o retorno de esgoto nas residências e nos poços de visita, que dão acesso às redes de serviço subterrâneas. Isso ocorre porque a tubulação de esgoto foi dimensionada para receber somente esgoto e não suporta o volume do efluente doméstico misturado à água da chuva.

Como não existe conexão entre as duas redes, os imóveis não podem canalizar a água da chuva para a rede de esgoto. Essa ligação é considerada clandestina. A água da chuva jogada irregularmente empurra o esgoto para as ruas e para os mananciais que abastecem as cidades, quando a população faz a ligação de rede de esgoto na rede de drenagem.

Saiba como usar corretamente o sistema de esgoto:

– Nunca ligue água de chuvas nas redes coletoras. Elas estão preparadas para receber esgoto e a ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas.

– Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, fio dental, cotonetes, etc.) no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto.

– Limpe periodicamente as caixas de gordura.

– Não interligue a rede de esgoto na galeria de águas pluviais.

– Mantenha as caixas de inspeção bem vedadas.

– Não jogue lixo nas áreas da Cesan, nem dentro dos poços de visita (PVs). Coloque-o em saco plástico e deixe-o no local e horário indicados pela prefeitura.

– Não jogue óleo de cozinha na pia, porque entope a rede de esgoto. Além disso, um litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água. Coloque o resto de óleo em garrafas pet e doe para reciclagem.

Informações ao cliente:

115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho