Referências na produção de café arábica, os municípios de Brejetuba e Ibatiba se destacam pelos investimentos feitos no setor que resultam em safras de qualidade e lucro para os agricultores das regiões. Buscando reforçar a melhoria nas lavouras, acontecerá nesta sexta-feira (25) um evento em cada município, para possibilitar a troca de informações. Em Brejetuba será realizado o 13º Encontro de Cafeicultores, já em Ibatiba ocorre o 12º Encontro de Produtores de Café.
Há anos os encontros são realizados com o propósito de difundir as modernas tecnologias para melhorar a qualidade do café nas lavouras da Região Serrana e orientar os produtores sobre o mercado atual no Brasil e no mundo.
De acordo com o chefe do escritório do Incaper em Brejetuba, Fabiano Tristão, cerca de 800 pessoas são aguardadas. “Essa difusão de novas tecnologias e intercâmbio de informações entre produtores, empresas e parceiros ajuda a melhorar ainda mais o setor. Não só cafeicultores do Espírito Santo participam, mas também de estados vizinhos e isso torna tudo mais proveitoso. Podemos aprender e ensinar”, ressaltou. Além de explicações sobre Cadastro Ambiental Rural, o evento de Brejetuba vai contar com palestras sobre o mercado de café e suas perspectivas e gerenciamento da cafeicultura em época de crise.
Já em Ibatiba a expectativa é que 500 pessoas compareçam no evento, os temas que integram a programação vão abordar colheita e pós-colheita do café, impactos da estiagem e altas temperaturas na safra, como amenizar o problema, além das perspectivas do mercado.
Segundo o engenheiro agrônomo do Incaper em Ibatiba, Cristiano de Oliveira, o evento já entrou para o calendário do município. “Todo ano nossos produtores aguardam pela data, pois sabem que será de grande valia para o desenvolvimento deles. Cerca de 90% das propriedades mexem com café e as palestras os instruem para que cresçam”, destacou.
O evento em Brejetuba será realizado a partir das 8h30 numa parceria do Incaper com a Secretaria Estadual de Agricultura, Prefeitura de Brejetuba e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Em Ibatiba, a programação começa a partir das 12h30 e também envolve o Incaper, a Secretaria Estadual de Agricultura, Prefeitura de Ibatiba e Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf).
Cadastro Ambiental Rural é tema de palestra
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estará presente no 13º Encontro de Cafeicultores de Brejetuba, que será realizado na próxima sexta-feira (25), coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município.
Na ocasião, o chefe do Departamento de Recursos Naturais Renováveis do Idaf, Ademar Espíndula Junior, irá ministrar palestra abordando o Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma exigência do novo Código Florestal brasileiro. “O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais e é fundamental que os cafeicultores estejam devidamente inscritos uma vez que o cadastro é pré-requisito para obtenção do licenciamento de secadores de café e será exigido, a partir de 2017, para acesso a créditos agrícolas. Além disso, esta será uma importante ferramenta para regularização das propriedades”, diz Ademar.
Durante o encontro, também serão realizadas as palestras “Mercado do Café e Suas Perspectivas para 2014” e “Gerenciamento da Cafeicultura em Época de Crise”.
Cafeicultura no Espírito Santo
Distribuída na maioria dos municípios do Estado do Espírito Santo, a cultura do café gera mais de 550 mil empregos diretos na economia capixaba. Com uma área implantada de aproximadamente 526 mil hectares, o Estado ocupa o segundo lugar na produção nacional de café.
A cafeicultura na região de montanhas é a atividade econômica predominante, tendo uma área implantada de 190 mil hectares em produção, estando distribuída em 23 mil propriedades rurais, com produção média, nos últimos anos, de 2,5 milhões de sacas, envolvendo 52.687 famílias.
* Saiba por que Brejetuba é a Capital Capixaba do Café Arábica!