Para dar mais oportunidade aos alunos da rede estadual, foi anunciada, na manhã desta quarta-feira (03), a criação de um Centro de Idiomas no Sul do Estado, em Cachoeiro de Itapemirim. Outra novidade é que o número de vagas para intercâmbio aumentou de seis para 20. Além de Cachoeiro, o município de Colatina, na Região Norte, também receberá uma unidade.
A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Educação Haroldo Corrêa Rocha, dos prefeitos dos dois municípios contemplados, alunos e profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
O governador Paulo Hartung afirmou que a ideia é implantar centros de idiomas em outros municípios. É com muita alegria que também estamos anunciando o aumento do número de vagas do nosso Programa de Intercâmbio. Nosso objetivo é aumentar cada vez mais o número de bolsistas em intercâmbio no exterior. Meu sonho é chegarmos a 100 estudantes por ano, afirmou.
Hartung destacou que, além de oferecer um maior contato com o idioma estrangeiro, o programa possibilita ao aluno a oportunidade de conhecer a vida e a cultura de outros países, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional. Essas iniciativas fazem parte de um amplo processo de reestruturação da Educação pública no Espírito Santo. Queremos produzir capital humano e fazer com que os capixabas se qualifiquem cada vez mais para aproveitar as oportunidades do mundo moderno, pontuou.
Segundo o secretário de Educação, Haroldo Correa Rocha, a criação dos novos centros é sinônimo de maior qualificação para os alunos da rede. Fico muito feliz com os resultados de 2009 e com os nossos alunos que estão no Canadá. É preciso que os alunos não deixem escapar essas novas vagas e se dediquem bastante, para que o futuro profissional seja aproveitado da melhor forma possível, completa.
Para as 1.110 vagas dos dois novos Centros de Idiomas, o secretário anunciou que estão sendo investidos R$ 2 milhões. No município de Cachoeiro de Itapemirim, o curso será oferecido na Escola Estadual Átila de Almeida Miranda, com 510 vagas. Já em Colatina, o curso será ministrado no anexo à Superintendência de Colatina, com 600 vagas. A previsão é de que o edital seja publicado até o dia 9 de abril. Informações pelo telefone (27) 3137-3600.