Região Sul recebe incentivo para ampliar produção de café arábica

Com o objetivo de apresentar o programa ´Renovar Arábica´ aos agricultores da região Sul do Estado, o Incaper realizou, nesta quarta-feira (20), o Seminário Regional de Cafeicultura “Programa Renovar Arábica”, no município de Vargem Alta.

O evento, que também envolve produtores dos municípios de Castelo, Alto Rio Novo, Alfredo Chaves e Mimoso do Sul, será realizado na Associação Pestalozzi, a partir das 12h30. Para este seminário são esperadas aproximadamente 300 pessoas, que vão assistir a palestras sobre o objetivo do programa, legislação trabalhista e também sobre as perspectivas do mercado de café.

O objetivo do Programa Renovar Arábica – criado pelo Governo do Estado em 2008 – é aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do produto e oferecer maior sustentabilidade à cultura, a partir da renovação e do revigoramento das lavouras de café arábica do Espírito Santo. Com o Programa, a expectativa, entre outras ações, é dobrar a produtividade e a produção do arábica capixaba.

De acordo com o extensionista do Incaper, Marcelo Mello Lobato, o ‘Renovar Arábica´ vai ajudar o produtor a melhorar a produtividade do café. “O seminário é o passo inicial para a difusão do programa que vai ensinar ao produtor as boas práticas agrícolas para revigorar as lavouras, melhorar a qualidade do arábica e aumentar a produtividade”, destaca.

Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o apoio das cidades produtoras de arábica é muito importante para que o Programa seja implementado. “O desenvolvimento desses municípios passa pela melhoria da cafeicultura. E a parceria é fundamental para alcançarmos todos os cafeicultores. O ‘Renovar Arábica’ veio para iniciar uma nova fase do arábica no Espírito Santo”, avalia.

Vargem Alta possui 14 mil hectares de área plantada com arábica. A atividade envolve 80% da população rural e a produção anual é de 180 mil sacas.

O Programa Renovar Arábica

O programa será implantado em 49 municípios, numa área de aproximadamente 190 mil hectares, em mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar e que envolvem, em média, 53 mil famílias.

Entre as principais metas, que deverão ser cumpridas em um prazo de 15 anos, está a renovação de 100% do parque cafeeiro de arábica, com variedades recomendadas pelas pesquisas científicas e com a utilização de boas práticas agrícolas.

Com isso, será possível dar um salto histórico na produção do café arábica capixaba: dobrar a produtividade, elevando de 12 sacas beneficiadas/ha para 23 sacas e aumentar a produção de dois para quatro milhões de sacas, sem aumentar a área plantada.

O Programa Renovar Café Arábica está inserido no Programa Estadual de Cafeicultura Sustentável, o qual está sendo elaborado com base no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag 2007 – 2025), e recebe o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D Café), da Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH –Cooperação Técnica Alemã (GTZ), entre outros.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)