Em 2010 os produtores capixabas terão acesso a um milhão de mudas de fruteiras, a serem disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura. Esta é a maior quantidade registrada em apenas um ano.
O repasse faz parte das ações do Governo do Estado para ampliar o cultivo de frutas em terras capixabas, o que garante a diversificação agrícola e a geração de emprego e renda em todas as regiões do Estado.
A fruticultura é uma atividade capaz de gerar renda em pequenos espaços. O Espírito Santo possui condições naturais favoráveis para o cultivo de diversas frutas, o que é uma excelente opção para o produtor rural investir. Além disso, nosso mercado interno demanda uma grande quantidade para abastecer a indústria e a comercialização in natura, destaca o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.
Os produtores terão acesso a mudas de abacaxi, acerola, ameixa, banana, caju, caqui, figo, goiaba, jabuticaba, laranja, limão, manga, maracujá, morango, nectarina, nêspera, pêssego, tangerina e uva.
Os interessados devem procurar a unidade do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no município onde está localizada a propriedade rural que será implantada as lavouras.
Trabalho começou em 2003
Desde 2003, com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Agricultura Capixaba (Pedeag), o Governo do Estado elaborou uma série de ações para organizar e desenvolver o cultivo de frutas no Espírito Santo.
A intenção do trabalho é oferecer ao agricultor, principalmente ao de base familiar, alternativas rentáveis para promover a diversificação agrícola na propriedade, que em nosso Estado é basicamente pautada na produção de café e na pecuária.
Com isso a fruticultura, gradativamente, ganhou espaço e conquistou novas áreas. Para atender a demanda instalada, a Seag, de 2003 até 2009, disponibilizou 1.603 milhão de mudas de fruteiras diversas e 260 bandejas de mudas matrizes de morango aos produtores interessados em ingressar na atividade.
Esse trabalho, aliado a outras iniciativas, permitiu consolidar a fruticultura como uma das principais atividades agrícolas desenvolvidas no Espírito Santo.
Em 2009, o agronegócio frutas registrou números expressivos para a agricultura capixaba, ao corresponder por 17% do Valor Bruto da Produção Agropecuária do Estado. Ao todo, são 85 mil hectares ocupados com o plantio de frutas, que garantem uma produção anual de 1,3 milhão de toneladas, gerando R$ 600 milhões em renda e ocupando quase 60 mil trabalhadores.
O repasse de 1 milhão de mudas, agora em 2010, faz parte do trabalho organizado pelo Governo do Estado para ampliar em cinco mil hectares a área ocupada com frutas, nos próximos cinco anos.