Repasse recorde de mudas de frutas para agricultores em 2010

Em 2010 os produtores capixabas terão acesso a um milhão de mudas de fruteiras, a serem disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura. Esta é a maior quantidade registrada em apenas um ano.

O repasse faz parte das ações do Governo do Estado para ampliar o cultivo de frutas em terras capixabas, o que garante a diversificação agrícola e a geração de emprego e renda em todas as regiões do Estado.

“A fruticultura é uma atividade capaz de gerar renda em pequenos espaços. O Espírito Santo possui condições naturais favoráveis para o cultivo de diversas frutas, o que é uma excelente opção para o produtor rural investir. Além disso, nosso mercado interno demanda uma grande quantidade para abastecer a indústria e a comercialização in natura”, destaca o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

Os produtores terão acesso a mudas de abacaxi, acerola, ameixa, banana, caju, caqui, figo, goiaba, jabuticaba, laranja, limão, manga, maracujá, morango, nectarina, nêspera, pêssego, tangerina e uva.

Os interessados devem procurar a unidade do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no município onde está localizada a propriedade rural que será implantada as lavouras.

Trabalho começou em 2003

Desde 2003, com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Agricultura Capixaba (Pedeag), o Governo do Estado elaborou uma série de ações para organizar e desenvolver o cultivo de frutas no Espírito Santo.

A intenção do trabalho é oferecer ao agricultor, principalmente ao de base familiar, alternativas rentáveis para promover a diversificação agrícola na propriedade, que em nosso Estado é basicamente pautada na produção de café e na pecuária.

Com isso a fruticultura, gradativamente, ganhou espaço e conquistou novas áreas. Para atender a demanda instalada, a Seag, de 2003 até 2009, disponibilizou 1.603 milhão de mudas de fruteiras diversas e 260 bandejas de mudas matrizes de morango aos produtores interessados em ingressar na atividade.

Esse trabalho, aliado a outras iniciativas, permitiu consolidar a fruticultura como uma das principais atividades agrícolas desenvolvidas no Espírito Santo.

Em 2009, o agronegócio frutas registrou números expressivos para a agricultura capixaba, ao corresponder por 17% do Valor Bruto da Produção Agropecuária do Estado. Ao todo, são 85 mil hectares ocupados com o plantio de frutas, que garantem uma produção anual de 1,3 milhão de toneladas, gerando R$ 600 milhões em renda e ocupando quase 60 mil trabalhadores.

O repasse de 1 milhão de mudas, agora em 2010, faz parte do trabalho organizado pelo Governo do Estado para ampliar em cinco mil hectares a área ocupada com frutas, nos próximos cinco anos.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)