* Redação FMZ
O repórter da Rádio FMZ Leandro Fidelis está mais uma vez entre os finalistas ao 7º Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba, promovido pelo Sistema OCB-Sescoop/ES. Ele concorre com quatro matérias na categoria Radiojornalismo, uma em Jornalismo Online e outra na categoria Fotografia. A votação popular no site do concurso vai até o próximo dia 29.
As matérias foram produzidas ao longo do ano de 2013 para a programação e o site da FMZ, tendo como foco o cooperativismo na região. Na categoria Radiojornalismo, as finalistas são: “Cacal se reergue com produção de ração”, sobre a alavancada da cooperativa de Castelo ao completar 50 anos; “Lidar com Gente”, uma entrevista com a consultora Andrea Salerno para o programa “Conexão”; “Cooptac comemora dez em Afonso Cláudio” e “Pessoas, o grande bem do Sicoob”.
Já na categoria Fotografia, Leandro Fidelis concorre com uma foto do 1º Batom com Prosa, evento das mulheres cooperativistas de Vila Pontões (Afonso Cláudio). Em outra categoria, a de Jornalismo Online, a matéria finalista é “Voluntários implantam novo controle financeiro na 35ª Festa da Polenta”, sobre participação do Sicoob no evento cultural de Venda Nova.
Nessa mesma categoria, outra matéria do site da Rádio FMZ é finalista: “Sicoob troca experiências cooperativistas em intercâmbios”, assinada pela ex-repórter Edimara Garbelotto.
O Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba tem o objetivo de contribuir para a educação cooperativista e incentivar a divulgação dos projetos, bem como das ações econômicas e sociais realizadas pelas Cooperativas Capixabas. O Prêmio também tem a finalidade de aumentar a produção de matérias espontâneas sobre o cooperativismo o que aumenta a visibilidade desse modelo justo e democrático de gestão.
Em 2011, a votação popular garantiu a Leandro Fidelis o terceiro lugar com uma matéria de rádio sobre a sustentabilidade na Pronova. No ano passado, nosso repórter conquistou dois troféus (1º e 3º lugares), nessa mesma categoria, com a reportagem especial “Fojolico: uma escola de cooperativismo”.