FMZ A Rádio
da Família

Resgate na Semana Santa

* Por Leandro Fidelis

Oportunidade hoje à noite durante a programação da Semana Santa da Igreja Católica de Venda Nova. Às 19h, na Igreja Matriz, 22 homens entoam o “Ofício de Trevas”, uma celebração litúrgica cujas peculiaridades a tornam única no mundo.

Apesar do nome assombroso, trata-se de uma manifestação muito comum em colégios religiosos do planeta nas noites de quarta, quinta e sexta-feira da Semana Santa. Em coros, os homens se revezam no canto dos Salmos, Lamentações do profeta Jeremias e das cartas de São Paulo, finalizando com cânticos de Habacuque e Salomão.

A apresentação será filmada por uma produtora e as imagens resultarão num vídeo-documentário. “O objetivo é imortalizar essa tradição”, diz Benjamin Falqueto, 80, integrante do coro. O projeto ainda busca apoio para o lançamento. Frei João Echávarri, 86, pároco no passado em Venda Nova e atualmente em Cachoeiro, cantará junto com o grupo.

Em Venda Nova, a tradição chegou com os colonizadores italianos e os primeiros ofícios de trevas datam a partir de 1914. Segundo Benjamin, a exclusividade aqui é a melodia que mistura Canto Gregoriano com “false bordone”, ou “fabordon”, um estilo de salmos cantados em tom de penitência.

Com a reforma na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, o “Ofício de Trevas” não aconteceu mais em Venda Nova, mas ainda é preservado em cidades como Ouro Preto (MG), onde se caracteriza por um estilo mais barroco, oriundo de Portugal.

– Confira programação geral da Semana Santa no link de eventos!

*Publicada em 04/04/2007

Confira mais Notícias

36 anos de história: veja como Venda Nova do Imigrante tornou-se um município

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante três dias com shows e solidariedade

Cultura

Festa do Socol é diversão garantida nas Montanhas Capixabas. Confira programação!

Cultura

Venda Nova lança marca do turismo no aniversário do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi

Venda Nova: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi completa 12 anos

Cultura

Venda Nova recebe a peça “Janelas” neste domingo (3); entrada será gratuita!

Cultura

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção abra vagas para novos participantes

Agenda cultural

Venda Nova do Imigrante lança Calendário de Eventos 2024 com novidades