FMZ A Rádio
da Família

Resgate na Semana Santa

* Por Leandro Fidelis

Oportunidade hoje à noite durante a programação da Semana Santa da Igreja Católica de Venda Nova. Às 19h, na Igreja Matriz, 22 homens entoam o “Ofício de Trevas”, uma celebração litúrgica cujas peculiaridades a tornam única no mundo.

Apesar do nome assombroso, trata-se de uma manifestação muito comum em colégios religiosos do planeta nas noites de quarta, quinta e sexta-feira da Semana Santa. Em coros, os homens se revezam no canto dos Salmos, Lamentações do profeta Jeremias e das cartas de São Paulo, finalizando com cânticos de Habacuque e Salomão.

A apresentação será filmada por uma produtora e as imagens resultarão num vídeo-documentário. “O objetivo é imortalizar essa tradição”, diz Benjamin Falqueto, 80, integrante do coro. O projeto ainda busca apoio para o lançamento. Frei João Echávarri, 86, pároco no passado em Venda Nova e atualmente em Cachoeiro, cantará junto com o grupo.

Em Venda Nova, a tradição chegou com os colonizadores italianos e os primeiros ofícios de trevas datam a partir de 1914. Segundo Benjamin, a exclusividade aqui é a melodia que mistura Canto Gregoriano com “false bordone”, ou “fabordon”, um estilo de salmos cantados em tom de penitência.

Com a reforma na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, o “Ofício de Trevas” não aconteceu mais em Venda Nova, mas ainda é preservado em cidades como Ouro Preto (MG), onde se caracteriza por um estilo mais barroco, oriundo de Portugal.

– Confira programação geral da Semana Santa no link de eventos!

*Publicada em 04/04/2007

Confira mais Notícias

Cultura

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção abra vagas para novos participantes

Agenda cultural

Venda Nova do Imigrante lança Calendário de Eventos 2024 com novidades

Venda Nova

RuralturES 2024 será realizada em nova data e local. Confira!

Cultura

Prefeitura de Venda Nova reabre editais da Lei Paulo Gustavo

37ª Festa do Tomate: show, premiações e motocross marcam o evento em Alto Caxixe

Venda Nova

37ª Festa do Tomate começa nesta sexta-feira (26) em Alto Caxixe

Festa do Socol, em Venda Nova do Imigrante, já está com data marcada

Cultura

Tradição do Panevin será celebrada em Venda Nova do Imigrante