* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Os rumos da educação estão em debate em Venda Nova do Imigrante. Comissões formadas por membros da sociedade trabalham na elaboração do Plano Municipal de Educação, que vai estabelecer 20 metas para os próximos dez anos no município. A participação de toda a população é muito importante.
O Plano vai servir como uma espécie de guia para a educação de todos os níveis em Venda Nova. Depois de pronto, ele será transformado em lei. “Foi montada uma comissão com mais de 70 membros da sociedade para discutir nossos objetivos. Essas pessoas foram divididas em seis subcomissões, que tratam de metas relacionadas a um mesmo assunto”, explica Gervásio Ambrosim, secretário municipal de educação e cultura.
As metas que vão compor o Plano Municipal são baseadas nos objetivos levantados na versão nacional. “A diferença está nas estratégias que usamos para atingir esses resultados. A meta número um, por exemplo, que objetiva expandir a educação infantil, nós já cumprimos. Porém, o plano vale por dez anos. Por isso, precisamos pensar em formas de manter esse nível”, diz Claudete Bellon, secretária municipal de turismo, esporte e lazer.
Um dos desafios para o município, segundo a secretária, é a educação de jovens e adultos. “Dados do censo de 2010 demonstram que temos cerca de 250 pessoas na faixa de 15 a 17 anos fora da escola. Elas têm dificuldade em conciliar o trabalho com os estudos e acabam parando de frequentar a sala de aula. Precisamos ajudar essas pessoas a retomarem os estudos”, defende Claudete Bellon.
Na próxima segunda-feira (16), todas as subcomissões vão se reunir. A partir do fim deste mês, acontecem consultas públicas em que a população poderá conhecer a opinar sobre as metas para a educação de Venda Nova. A primeira delas será no dia 25, no Centro Cultural e Turístico, a partir das 19h. As outras serão realizadas nas localidades de São João de Viçosa, Caxixe e Pindobas.
Para Gervásio Ambrosim, a participação da sociedade é importante para o sucesso do Plano Municipal de Educação. “Às vezes, quem está do lado de fora consegue ver melhor os problemas do que quem está diretamente envolvido. Por isso, todos podem dar sugestões e fazer críticas”, comenta o secretário.
Quem quiser mais informações, pode ligar para a Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone (28) 3546-1147, ou acessar a página criada no Facebook para debater as metas. Para ver o Plano Nacional de Educação, clique aqui.