Cidades

Réveillon no ES: fogos de artifício com barulho estão proibidos

Às vésperas da virada do ano, a celebração no Espírito Santo vem acompanhada de uma orientação importante. Um decreto do governo estadual reforça que não é permitida a soltura de fogos de artifício com barulho em todo o Estado, em espaços públicos e privados, abertos ou fechados, com o objetivo de reduzir impactos ambientais e garantir mais segurança e bem-estar para pessoas sensíveis aos ruídos e animais.

O decreto publicado pelo governo do Espírito Santo regulamenta a Lei Estadual de 2022, que proíbe a fabricação, comercialização, manuseio, queima e soltura de fogos de artifício com barulho e outros artefatos pirotécnicos ruidosos em todo o Estado.

Conforme o decreto do último dia 9, permanecem autorizados apenas os fogos cujo efeito principal seja visual e que produzam até 70 decibéis, conforme normas técnicas, além daqueles fabricados exclusivamente para exportação.

Além disso, fica estabelecido que todos os alvarás emitidos pelo Corpo de Bombeiros para espetáculos e estabelecimentos comerciais devem conter uma nota para orientar sobre a proibição e as sanções previstas em lei.

As sanções, como multas, entretanto, ainda não foram definidas. Para isso, o decreto cria na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) um grupo de trabalho que deve propor, em até 120 dias (prorrogáveis), a edição de normas complementares que irão orientar a fiscalização e a aplicação de penalidades.

Após essa fase, a regulamentação vai estabelecer os critérios para que a lei seja aplicada de forma uniforme em todo o Espírito Santo.

Risco para animais e pessoas

A poluição sonora causada pelos fogos de artifício com barulho pode causar irritabilidade, distúrbios do sono, doenças metabólicas, cardiovasculares e digestivas.

Para pessoas com autismo, idosos e pacientes hospitalizados os riscos também existem. Eles podem sofrer crises, ter ansiedade severa e desregulação sensorial.

Já cães, gatos e aves podem ficar estressados e apresentar comportamento de fuga, visto que, para eles, o barulho significa ameaça. A tentativa de fuga é um risco pois pode resultar em queda ou atropelamento.

Com informações da Folha Vitória

LEIA TAMBÉM

Governo do ES lança edital de licitação para construção do Aeroporto das Montanhas Capixabas

Polícia prende três suspeitos após tentativa de roubo de arma e disparo contra policial em Venda Nova

Confira mais Notícias

Governo do ES lança edital de licitação para construção do Aeroporto das Montanhas Capixabas

ES-146: rodovia que liga às montanhas capixabas ao litoral é recuperada

Mega da Virada entra na reta final para apostas físicas e online

Idosa que estava desaparecida é resgatada em Venda Nova do Imigrante

Coleta de lixo em Venda Nova terá horários diferenciados no período de Natal e Ano Novo

Secretária do Governo dialoga com comunidade de Pedra Azul sobre drenagem do rio próximo ao Morangão

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos