O Rio Branco, clube de maior tradição em Venda Nova, volta a disputar após mais de dez anos fora dos campeonatos oficiais. A estreia será em março, quando começam os jogos da 2ª divisão do Capixabão no Campeonato Estadual de Futebol Profissional 2010.
O sonho da equipe em voltar a disputar campeonatos oficiais é antigo. Desde o ano passado a diretoria do clube já tenta formar equipe com a disputa de alguns amistosos. Em dezembro do ano passado, numa reunião no arbitral, na sede da FES, confirmamos nossa participação na 2ª divisão de 2010, relata todo entusiasmado o presidente do clube, Paulo Cézar Machado.
O tricolor vendanovense já disputou o Estadual de 1992 a 1999, e em 1995, foi vice-campeão. O presidente ainda afirma que o trabalho começa do zero e aposta em bons resultados, considerando a melhor estrutura. É um grande sonho voltar ao futebol profissional. Agora contamos com uma estrutura muito melhor. Nos campeonatos anteriores não tínhamos uma arquibancada, vestiários e banheiros decentes, e nem um bom gramado. Hoje a situação é totalmente inversa. Não temos tudo que desejamos, mas com certeza faremos uma boa campanha para consolidarmos de vez a volta do Rio Branco.”
Ainda de acordo com Machado, a equipe contará com atletas da casa, revelados na categoria de base do clube. “Nosso primeiro objetivo não é subir para a 1ª divisão e, sim, realizarmos um bom trabalho com os atletas revelados no próprio clube. Faremos algumas contratações para proporcionar uma maior experiência ao grupo. O clube já tem comissão técnica definida com Marquinho Carioca, como técnico, e Marcinho, como diretor técnico.
Trabalhos já começaram
A equipe do Rio Branco se apresentou no último dia 12. Além da comissão técnica, o plantel conta com 12 jogadores da categoria de base do clube: Jones Pianzola, Léo Negão, Alanzinho, Cléber Falqueto, Geovani Bellon, Diego Jubini, Elvis Bellon, Enzo Caliman, Ivo Zandonadi, Elton, Wylis Assunção e Julio César. A equipe ainda aguarda a apresentação do goleiro Giovani Perim (ex- Internacional de Porto Alegre) e do experiente meia, Fabrício Hubner.
No último domingo, o tricolor fez seu primeiro amistoso este ano. Sob um sol forte de quase 35º, o time venceu a equipe de Ibatiba por 3×1. O jogo foi em Venda Nova e contou com muitos torcedores que prestigiaram a volta do Rio Branco ao futebol profissional.
O próximo jogo será neste domingo (28), em Venda Nova, a partir das 15h30, contra o Colatina, que está a 2ª divisão e está na chave Centro-Norte. A primeira partida oficial do Rio Branco neste campeonato está marcada para o dia 7 de março, contra o Castelense E.C, em Venda Nova (* Jornal Folha da Terra)