Rios passam por limpeza em Conceição do Castelo

Rio Castelo foi o primeiro a passar por manutenção no município – Foto: Divulgação/PMCC

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

Os dois rios que cortam o Centro de Conceição do Castelo estão passando por limpeza. O objetivo é evitar os alagamentos, comuns nesta época do ano por causa das chuvas. Além da vegetação removida para abrir os leitos dos rios, muito lixo foi retirado pelos funcionários da Prefeitura.

O primeiro canal a receber a limpeza foi o Rio Castelo, que teve três quilômetros de seu curso desobstruídos. Agora, quem passa pela manutenção é o Rio do Estreito, que teve 300 metros de sua extensão recuperados. A vegetação às margens dos rios foi removida para recuperar a largura original dos leitos e evitar que a água transborde.

Além do mato, os funcionários da Prefeitura recolheram muito lixo e entulho. “Encontramos pneus, sofá e bicicletas. Esses materiais contribuem para os alagamentos, porque reduzem o espaço que a água tem para passar”, explica Cândido Deprá Mareto, secretário de Obras e Serviços Urbanos.

A limpeza dos rios é feita a cada dois anos. A Prefeitura pede que a população respeite os horários da coleta de lixo e que não jogue resíduos nos canais. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que faz a coleta seletiva, orienta os moradores a armazenar seu lixo em sacolas, separar o material sólido e colocar na porta de casa no horário em que o caminhão de lixo passa.

Confira mais Notícias

Inaugurado o primeiro Relógio Turístico de Venda Nova do Imigrante

Artesãos mantêm madeira como herança viva nas Montanhas Capixabas

Audiência pública vai debater a proposta de oficialização do Distrito Turístico de Pindobas no âmbito municipal

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro