* Leandro Fidelis
O protótipo de um robô que faz caixas secas, desenvolvido por um grupo de estudantes de Venda Nova, venceu a etapa estadual de um torneio internacional de robótica. A disputa aconteceu durante a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que reuniu escolas de todo o Estado na semana passada, em Vitória.
A equipe “Velozmente”, frequentadora do projeto “Aluno Talentoso” para alunos com altas habilidades, agora vai representar o Espírito Santo na disputa regional sudeste, que ocorrerá nos próximos meses em Minas Gerais ou São Paulo. Quem vencer, se classifica para a final nacional em Brasília. A equipe venceu com a ideia inovadora de um robô que chega aonde a retroescavadeira não consegue alcançar nos terrenos.
O grupo de Venda Nova é formado por Heitor Alves Falqueto, 13, Bernardo D’Angelo, 12, e Daniel Ambrosim, Edgar Busato e João Pedro Peizini, todos com dez anos. “Ficamos tão felizes. Tivemos muito pouco tempo para a programação e esse resultado nos deu força, garra e foco. Agradeço a todos que acreditaram na gente”, declarou a professora Katiucha Orrico, coordenadora do projeto que funciona nas dependências da Escola Liberal Zandonadi.
Os estudantes tiveram dois meses para elaborar uma pesquisa escrita de acordo com o desafio deste ano: “Fúria da Natureza”. Nesta temporada, mais de 200 mil crianças, de aproximadamente 70 países, irão explorar e propor soluções inovadoras para o que pode ser feito para prevenir desastres naturais como tornados, ciclones, avalanches, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes, deslizamentos de terra entre outros.
O torneio
Criada em 1998 pela “First” em parceria com o Grupo Lego, a competição “First Lego League- FLL” propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados com a tecnologia “Lego Mindstorms NXT”.
Reunidos em times de quatro a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por um adulto, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.
Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira. O Torneio da FLL é uma competição internacional que vem se tornando um sucesso no Brasil, desde 2004. (*Com informações do site do evento).
Semana Estadual de Ciência e Tecnologia
A 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia reuniu escolas de todo o Estado para a apresentação das atividades desenvolvidas com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”.
O objetivo do evento é mobilizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens, em torno de atividades de ciências, tecnologia e inovação a fim de valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos. Outra meta das atividades é de propiciar o debate sobre estratégias e mudanças necessárias para a implantação de uma economia verde.
As atividades tiveram a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), junto com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).