Robô retroescavadeira dá vitória a estudantes de Venda Nova em torneio

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

O protótipo de um robô que faz caixas secas, desenvolvido por um grupo de estudantes de Venda Nova, venceu a etapa estadual de um torneio internacional de robótica. A disputa aconteceu durante a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que reuniu escolas de todo o Estado na semana passada, em Vitória.

 

A equipe “Velozmente”, frequentadora do projeto “Aluno Talentoso” para alunos com altas habilidades, agora vai representar o Espírito Santo na disputa regional sudeste, que ocorrerá nos próximos meses em Minas Gerais ou São Paulo. Quem vencer, se classifica para a final nacional em Brasília. A equipe venceu com a ideia inovadora de um robô que chega aonde a retroescavadeira não consegue alcançar nos terrenos.

 

O grupo de Venda Nova é formado por Heitor Alves Falqueto, 13, Bernardo D’Angelo, 12, e Daniel Ambrosim, Edgar Busato e João Pedro Peizini, todos com dez anos. “Ficamos tão felizes. Tivemos muito pouco tempo para a programação e esse resultado nos deu força, garra e foco. Agradeço a todos que acreditaram na gente”, declarou a professora Katiucha Orrico, coordenadora do projeto que funciona nas dependências da Escola Liberal Zandonadi.

 

Os estudantes tiveram dois meses para elaborar uma pesquisa escrita de acordo com o desafio deste ano: “Fúria da Natureza”. Nesta temporada, mais de 200 mil crianças, de aproximadamente 70 países, irão explorar e propor soluções inovadoras para o que pode ser feito para prevenir desastres naturais como tornados, ciclones, avalanches, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes, deslizamentos de terra entre outros. 

 

O torneio

 

Criada em 1998 pela “First” em parceria com o Grupo Lego, a competição “First Lego League- FLL” propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados com a tecnologia “Lego Mindstorms NXT”.

 

Reunidos em times de quatro a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por um adulto, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

 

Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira. O Torneio da FLL é uma competição internacional que vem se tornando um sucesso no Brasil, desde 2004. (*Com informações do site do evento).

 

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

 

A 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia reuniu escolas de todo o Estado para a apresentação das atividades desenvolvidas com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”.

 

O objetivo do evento é mobilizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens, em torno de atividades de ciências, tecnologia e inovação a fim de valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos. Outra meta das atividades é de propiciar o debate sobre estratégias e mudanças necessárias para a implantação de uma economia verde.

 

As atividades tiveram a coordenação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), junto com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). 

Confira mais Notícias

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

Marechal Floriano oferece 277 vagas em processo seletivo simplificado

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)

Educação

Escolas da educação básica iniciam ano letivo com proibição de celular

Educação

Cadastro aberto para preenchimento de vagas remanescentes em creches de Venda Nova

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje (21)

Último dia para inscrições no concurso da Secretaria de Educação do ES

Governo do Estado prorroga inscrições do Nossa Bolsa 2025