FMZ A Rádio
da Família

RuralturES 2022 terá espaço para exposições ampliado em 40%

Faltam dois meses para o início da 2ª RuralturES (Feira Estadual de Turismo Rural) e os preparativos seguem firmes para o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau entregar um evento completo ao público, de 15 a 18 de setembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante.

 

 

Na última quinta-feira (07), no auditório do Senac Venda Nova, o Convention, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), a Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e a Prefeitura de Venda Nova, reuniu empreendedores e autoridades estaduais dos dez municípios associados, além de parceiros, para o lançamento oficial da edição 2022.

 

O público conheceu a planta da Feira e soube, em primeira mão, que o espaço para exposições será ampliado em 40% este ano. Quem fez o anúncio foi o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo. “Setenta expositores terão oportunidade na 2ª RuralturES. Inauguramos a temática do Turismo de Experiências em 2021, com a profissionalização de 21 empreendedores, e fizemos toda exposição da região para o público entender o que está acontecendo nessa área. As Montanhas Capixabas viraram referência no Brasil em Turismo de Experiências e podem receber recursos do Sebrae Nacional para se desenvolver como polo de inteligência na área”, destacou Rigo.

 

 

A ampliação do espaço tem em vista a abertura da área de eventos para mais cervejarias artesanais, ofertas de experiências de ecoturismo e turismo de aventura, em parceria com o Instituto Marcos Daniel; inovações em turismo rural por meio da gastronomia típica; e a exposição de flores, aproveitando o início da primavera.

 

Segundo a secretária executiva do Convention, Andréia Rosa, no caso das flores, o objetivo é alavancar negócios não somente junto ao consumidor final, como também com empreendedores que atuam com eventos. “Quem atua com eventos na região geralmente compra flores de outros Estados. Daí a necessidade de aproximar os produtores locais desses empreendedores”.

 

Novo município

 

Outra novidade é a inclusão de Alfredo Chaves na região turística. Assim como Venda Nova, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Vargem Alta, o município passa a integrar o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e vai expor suas rotas em um stand na RuralturES.

 

Para o prefeito de Conceição, Christiano Spadetto, a troca de experiências entre os municípios das Montanhas Capixabas contribui para quem está construindo a identidade turística-cultural local. Ele citou o exemplo da divulgação do Vale do Emboque e da festa Portugália, com destaque para o grupo de dança folclórica “Imperial Português”, que se apresentou durante o lançamento e é o único de cultura portuguesa em atividade no Espírito Santo.

 

“Nós não tínhamos isso e precisamos mostrar nossa cara cada vez mais. A coragem que Venda Nova do Imigrante teve há 30 anos com o agroturismo é a que temos hoje. O melhor lugar são as Montanhas do Espírito Santo e é necessário estarmos cientes disso para fortalecer o turismo regional de forma conjunta”, disse Spadetto.

 

Por fim, o novo secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, ressaltou que as Montanhas Capixabas são orgulho para o Espírito Santo e o Brasil e que foi a região que mais pleiteou editais de pequenos eventos com a retomada pós-pandemia. “Esses eventos geram fluxo turístico, mas a maior dificuldade ainda é a mão de obra qualificada. Estamos empenhados em reverter o atual cenário com investimentos do Governo do Estado”.

 

O evento

 

A RuralturES é fruto da Ruraltur, evento nacional que teve sua última edição, em 2019, em Venda Nova do Imigrante, após anos sendo realizada no Nordeste do Brasil. Em 2021, a primeira edição estadual contou com 113 espaços de exposição, 15 caravanas de diversos municípios capixabas e um público estimado em 27 mil pessoas, que ocuparam 100% da rede hoteleira e movimentaram aproximadamente R$ 1 milhão em vendas diretas no evento.

 

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau dá seguimento ao planejamento da edição 2022 e promete divulgar outros detalhes da programação em breve.

 

O Convention

 

O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma entidade com sede no município de Domingos Martins, sem fins lucrativos, criada para promover desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo. Atualmente, o trade regional é representado por 380 empreendimentos em dez municípios.

 

Fundado em 2006, a partir de uma aliança da iniciativa privada com o poder público, o Montanhas Capixabas teve o apoio de grandes parceiros como o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Federação Brasileira de Conventions & Bureau, Governo do Estado do Espírito Santo e Sebrae-ES.

 

Nossa missão é desenvolver o turismo sustentável, adotando ações que promovam seu arranjo turístico em nível estadual, nacional e internacional, que gerem oportunidades de negócios para seus mantenedores e associados e fomentem o desenvolvimento de toda a região.

 

A atual diretoria conta com Leandro Carnielli (diretor-presidente) e Valdeir Nunes (presidente do Conselho Curador).

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Convention / RuralturES

Confira mais Notícias

Napolitana

Pizzaria Vallino de Pedra Azul está entre as 50 melhores da América Latina

Atrativos para toda a família nas montanhas capixabas durante as férias

Escaladas ao topo do Forno Grande devem ser marcadas no portal Agenda ES

Turismo capixaba cresce e se destaca pela criação de novos empregos

Visitação ao Bosque das Cerejeiras em Pedra Azul é cancelada

Roteiro Agroturismo, no Espírito Santo, é o último a ser validado pelo Ministério do Turismo

Espírito Santo tem quarto melhor crescimento no Índice de Atividades Turísticas

Conselho Municipal de Turismo de Venda Nova toma posse e elege presidência