FMZ A Rádio
da Família

Ruraltures 2023: descubra o encanto do turismo rural e vivencie experiências únicas

 

Começou nessa quinta-feira (15) e vai até domingo (18) a 3ª Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES), uma experiência imperdível com quase 30 horas de programação! Mais de 140 empreendedores capixabas vão encantar os visitantes no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). Prepare-se para se surpreender com a diversidade de produtos e vivenciar momentos únicos.

 

A Ruraltures é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sebrae/ES, Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante), Governo do Estado (Secretaria de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento) e Aderes, apoio do Ifes, Senac, Senar e Afepol e patrocínio do Sicoob e Sistema OCB/ES. O objetivo principal é divulgar os produtos e proporcionar experiências incríveis aos participantes. O evento destaca o poder do agroturismo capixaba, enfatizando o turismo de experiência como elemento central. A entrada é gratuita.

 

“A RuralturES é uma feira que representa a força do agroturismo capixaba e, mais uma vez, tem o Turismo de Experiência como ponto-chave. O evento conta com a participação de pequenos negócios rurais que estão trabalhando fortemente a construção de novas experiências turísticas e terão a oportunidade de expor suas diferentes manifestações culturais e diversidades de produtos”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

 

Além dos stands de produtos da agroindústria capixaba, a RuralturES terá espaços específicos para promover os cafés de qualidade e as cervejas artesanais capixabas. Quem também ganhou espaço no evento foi a Indicação Geográfica Socol de Venda Nova do Imigrante, que vai fazer uma apresentação no espaço Prosa de Negócios com direito à degustação e compartilhamento da história dessa tradicional iguaria.

 

O grande destaque desta edição é a Casa Nostra. O espaço vai reproduzir a casa dos imigrantes italianos, permitindo uma experiência imersiva na cultura e na tradição das famílias italianas que vieram para o Espírito Santo no século 19 trabalhar nas lavouras de café.

 

“A Casa Nostra promete uma experiência diferenciada, com visitas guiadas em uma parte da história da imigração italiana. Nos demais espaços também será possível conhecer as histórias dos produtos, e serão promovidos momentos de experimentação, degustação e oficinas”, conta Pedro Rigo.

 

Conheça os espaços da RuralturES 2023:

 

Experiência Café

 

No espaço, será possível conhecer todo o processo, do plantio até a degustação do café de qualidade. Serão oito produtores expondo produtos e demonstrando as etapas da cafeicultura capixaba.

 

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experiencia-cafe/

 

 

Experiência Cerveja

 

Outra bebida que conquistou o paladar dos capixabas é a cerveja artesanal que mais uma vez marca presença na Feira, com oito empreendimentos do segmento expondo seus produtos. No stand será possível consumir e conhecer o processo produtivo.

 

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experiencia-cervejarias/

 

 

Experiência Flores

 

Para quem gosta de arranjos florais, o espaço vai promover oficinas e ensinar os visitantes a elaborarem os adornos de maneira profissional, com as combinações adequadas. Os produtos podem ser utilizados na decoração ou para presentear alguém.

 

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experiencia-flores/

 

 

Experiência Artesanato

 

O artesanato capixaba será representado por 18 expositores que vão levar produtos de diversos municípios do Espírito Santo para a RuralturES, com oportunidade para comercialização e divulgação da cultura local.

 

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experiencia-artesanato/

 

 

Experiência Casa Nostra

 

Destaque desta edição, a réplica de um casario vai promover uma experiência sobre a vida dos imigrantes italianos. Para conhecer o espaço é necessário fazer um pré-agendamento e para a visita guiada será cobrado ingresso.

 

*Venda antecipada em: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experienciacasanostra/

 

 

Experiências Espírito Santo

 

*De Santa Teresa

1.Cantina Matiello

A história da família Mattiello em Santa Teresa começou com a produção da bebida com jabuticabas e, com o passar das gerações, ressurgiu o cultivo de videiras para a produção de vinhos.

 

2.Cervejaria Três Santas

Apaixonados por cervejas e pães, a cervejaria surgiu do interesse e de muito estudo do processo de fermentação natural.

 

3.Capitão Redighieri

A produção de chocolates artesanais se inicia na plantação de mudas selecionadas, passando pela colheita de frutos bem maduros, fermentação, secagem e torra das amêndoas (“tree to bar”)

 

*Morango, mel e beiju

 1.Empório do Morango Forno Grande

Em busca do morango perfeito, a família Küster iniciou os cultivos em 1990, em Forno Grande (Castelo). Além da fruta in natura, também beneficia na forma de licores e geleias.

 

2.Apiário Florin

Sediado em Domingos Martins, oferece programa de vivências afetivas, o “Florin Experience”, que compreende a realização de workshops, cursos e visitas técnicas destinadas a evidenciar a importância das abelhas e da polinização para a produção de alimentos saudáveis.

 

3.Beiju do Sapê do Norte

O beiju é uma iguaria feita com massa de mandioca, muito comum no Norte do Espírito Santo. Tradicional nos quilombos do Sapê do Norte, nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra.

 

Espaço Tropeiro

 

Fica no Paiol do Nonno, onde os tropeiros “pousam” quando chegam da Expedição. O espaço é administrado por empreendedores de Conceição do Castelo. Estão previstos: queima de alho, torra de café, pão e biscoito no forno à lenha, causos, roda de viola, lambicagem de cachaça, preparo de açúcar mascavo no cupinzeiro e torresmo prensado.

 

 

Espaço Prosa de Negócios

 

Cultura, gastronomia, agroturismo, artesanato e muito mais estarão reunidos nesse espaço. Serão realizadas apresentações de aproximadamente 45 minutos para promoção desses produtos no conceito do Turismo de Experiência.

 

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/prosa-de-negocios-sebrae/

 

Experiência Sensorial (Ifes Venda Nova)

O Instituto vai realizar desde cursos de inovação itinerante até o “Pit Gastronômico”. Na parte sensorial, haverá experiências para identificação de aromas, a exemplo de café, cerveja, sucos, tapioca e biscoitos feitos com amido de banana verde, cogumelos e até azeite, incluindo o de abacate.

 

*Programação: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experiencia-sensorial-ifes/

 

Stand Sebrae/ES

No stand do Sebrae/ES, empreendedores que desejam construir experiências turísticas para os seus clientes podem buscar por dicas, soluções e atendimento com os analistas da unidade de Venda Nova que estarão disponíveis durante todo o evento.

 

Cozinha Show

Pratos deliciosos como Feijão Tropeiro Cidade, Eggs Benedicts com socol, Prato da terra, Aligot de Polenta, Bobó de camarão, Feijoada, Panna Cotta de Juçara, Torresmo prensado, Risoto de torresmo com aipim, Capeletti de Socol, Involtini de Tilápia com Pesto de Açaí Juçara, Brote com Carne de Sol, e Gelatos artesanais inspirados em culinária típica.

*Programação- https://ruraltures.com.br/programacao2023/cozinha-show/

 

PROGRAMAÇÃO GERAL

(*A programação está sujeita à alteração. Consulte a programação atualizada em www.ruraltures.com.br)

 

*Programação apresentações culturais- https://ruraltures.com.br/programacao2023/apresentacoes-culturais/

*Cursos– https://ruraltures.com.br/programacao2023/cursos/

Confira mais Notícias

Cidades

Prefeitura de Venda Nova abre acesso provisório à BR-262 devido à obra em galeira

Cidades

Prefeitura de Venda Nova elabora projeto de lei para regulamentar “hoteizinhos infantis”

Inscrições abertas para castração de cães e gatos em Venda Nova

Cidades

Governo do ES inaugura obras e anuncia novos investimentos em Marechal Floriano

Turismo

Pedra Azul é o segundo local mais acolhedor do Brasil

Emprego

ES cria mais de 34 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em 2023

Cidades

Venda Nova intensifica ações contra a dengue

Chuvas

Galeria sobre o Rio Viçosa cede após chuvas em Venda Nova