FMZ A Rádio
da Família

Ruraltures ES 2023 e Ascaveni unidas para reduzir impacto ambiental e promover inclusão social

 

A RuralturES 2023, que acontecerá de 15 a 18 de junho, está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade em suas atividades. Como exemplo, a organização fez uma parceria com a Associação de Catadores de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni), visando a coleta seletiva de resíduos durante o evento e redução da emissão de gases de efeito estufa.

 

A Ascaveni será responsável por coletar os resíduos recicláveis durante o evento e encaminhá-los para a reciclagem. Com essa iniciativa, a RuralturES 2023 busca conscientizar seus visitantes sobre a importância da reciclagem e redução do impacto ambiental, além de contribuir para a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.

 

A Feira reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento de práticas mais responsáveis em suas atividades. A parceria com a Ascaveni é apenas um exemplo de como é possível promover a preservação do meio ambiente e contribuir para a inclusão social através do turismo rural.

 

Para nós catadores da Ascaveni é muito gratificante poder mostrar à população de Venda nova e aos visitantes o trabalho que desenvolvemos no município. É importante manter a cidade limpa porque os turistas vêm com mais frequência e o meio ambiente agradece”, afirma a presidente da Associação, Rogéria Aparecida da Silva.

 

Além disso, o tesoureiro da Ascaveni, Noel Zeferino, destaca que a RuralturES contribui na divulgação do trabalho dos catadores locais. “A quantidade de material recolhida durante a Feira é muito baixa, por isto aproveitamos o evento mais para conscientização. A RuralturES é muito importante para a associação, pois podemos mostrar a importância da coleta seletiva para o meio ambiente, o município e para os moradores, que muitas vezes não sabem o que fazer com alguns tipos de materiais como vidro e isopor, por exemplo”.

 

A sustentabilidade está presente em todas as etapas da RuralturES 2023, desde a preparação até a realização do evento pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e correalização do Sebrae/ES e Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Em 2022, a Feira reuniu 34.253 pessoas em quatro dias de programação, daí a relevância do trabalho da Ascaveni com a coleta seletiva durante o evento.

 

“A Ruraltures é uma vitrine com milhares de visitantes. Quando unimos forças com a Ascaveni é pensando no impacto que podemos gerar no público com relação à importância da coleta seletiva e da associação. Ainda incentivamos os expositores a reduzirem a geração de resíduos”, ressalta o diretor-presidente do Convention, Valdeir Nunes.

 

Sequestro de carbono

A coleta seletiva de lixo tem uma ligação direta com o sequestro de carbono, pois o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos é uma das estratégias mais importantes para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, contribuir para o sequestro de carbono.

 

Quando os resíduos sólidos são dispostos em aterros sanitários sem a devida separação e tratamento, ocorre a decomposição da matéria orgânica presente no lixo, liberando gases como o metano e o dióxido de carbono na atmosfera. Esses gases contribuem para o aumento do efeito estufa e consequentemente, para o aquecimento global.

 

Por outro lado, quando os resíduos sólidos são separados e reciclados, é possível reduzir a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a reciclagem de materiais como papel, plástico e metal, por exemplo, ajuda a reduzir a extração de matérias-primas virgens e, portanto, contribui para o sequestro de carbono.

 

Dessa forma, a coleta seletiva de lixo é um importante instrumento para a gestão de resíduos sólidos e para o sequestro de carbono, pois permite a redução da emissão de gases de efeito estufa, a redução da extração de matérias-primas e a promoção da economia circular.

 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Ruraltures ES 2023.

Confira mais Notícias

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova

Incaper

Tecnologias ajudam agricultores na produção de cafés especiais e sustentáveis

Agricultura

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova

Crescimento

Exportações do agronegócio capixaba alcançam R$ 8,25 bilhões em dez meses

Prêmio

Conheça os finalistas do leilão de cafés tardios de qualidade de Venda Nova

Valor das aplicações de crédito rural no ES bate recorde nos quatro primeiros meses do plano safra 2023/2024