Sábado é Dia D de vacinação contra gripe no Espírito Santo

Neste sábado (12), acontece o Dia D de vacinação contra a gripe em todo Espírito Santo. Em Venda Nova do Imigrante, a imunização vai se concentrar no Posto Minete. A campanha tem como objetivo vacinar o grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

 

Na última quinta-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu mais 60 mil doses de vacina contra a gripe do Ministério da Saúde. Com essa nova remessa, chega a 896 mil o número de vacinas já recebidas.

 

De acordo com o cronograma enviado pelo Ministério da Saúde para o Programa Estadual de Imunizações, o próximo e último lote das vacinas serão entregues no dia 24 de maio.

 

Ao receber as vacinas, a Sesa distribui as doses para os municípios para que eles vacinem o público-alvo, ação que é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou conforme a estratégia de cada administração.

 

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, disse que o quantitativo total destinado ao Espírito Santo contempla tanto o estoque estratégico (quantitativo reservado para casos emergenciais) quanto a quantidade de doses necessárias para vacinar a população alvo, que é de 963.932 pessoas. No entanto, ela ressaltou que no Dia D, somente as pessoas do grupo prioritário serão vacinadas.

 

“As vacinas que chegam são imediatamente dispensadas para as regionais e municípios, e vão compor o estoque do Dia D, que acontece no próximo sábado (12). Vale destacar que no Dia D só serão vacinadas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde”, frisou.

 

Danielle destacou ainda que é fundamental que as pessoas do grupo prioritário que ainda não se vacinaram aproveitem o sábado para receber a imunização, já que as unidades de saúde estarão abertas exclusivamente para esta ação.

 

Ela chama a atenção principalmente dos pais que ainda não levaram as crianças de seis meses a menores de 5 anos.

 

“A cobertura vacinal das crianças ainda está muito baixa, e o risco de ter complicações por gripe nessa faixa etária é alto. De 6 meses até os 2 anos de idade, a cobertura vacinal está em 26,85%, e de 2 a 5 anos, apenas 21,33%”, ressaltou.

 

Cobertura vacinal

 

Até essa quarta-feira (09), foram vacinadas 286.694 pessoas dos grupos prioritários com meta estabelecida (32,18%).

 

Os grupos com maiores coberturas de vacinação até o momento são os idosos (41,34%), puérperas (41,11%), indígenas (34,92%), e gestantes (29,73%).

 

Já os grupos com menores coberturas são crianças de 2 anos a menores de 5 anos (23,26%), trabalhadores da saúde (22,28%) e professores (23,59%).

 

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de junho, com o dia D no dia 12 de maio. No Espírito Santo, 963.932 pessoas estão entre o público-alvo da campanha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% (867.538) dessa população, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

 

 

Grupo prioritário

– Crianças de 6 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);

– Trabalhadores de saúde;

– Gestantes;

– Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto);

– Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais;

– Povos indígenas;

– Pessoas com 60 anos ou mais;

-Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior;

– População privada de liberdade;

– Adolescentes e jovens sob medida socioeducativa;

– Funcionários do sistema prisional.

Confira mais Notícias

Cuidados com a saúde mental em tempos de popularização dos jogos on-line

Unidade de Saúde da Vila da Mata terá novo horário de funcionamento até o fim do ano

Multivacinação para menores de 15 anos em Venda Nova a partir de segunda-feira (4)

‘Novembro azul’: a importância do homem estar presente na Atenção Primária à Saúde

ES amplia mamografia de rastreamento a todas mulheres a partir dos 40 anos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos

Saúde

Venda Nova implanta aplicativo para facilitar agendamentos de consultas médicas

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas