Sabor das Montanhas: oficinas vão valorizar apresentação dos pratos

Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

O 2º Sabor das Montanhas- Festival Gastronômico vai movimentar os restaurantes da Região Serrana capixaba de 07 de junho a 26 de julho. Mais uma vez, os proprietários de restaurantes e outros empreendimentos turísticos vão mostrar ao público o resultado de oficinas com chefs consagrados do Espírito Santo, que vão ensinar como dar uma melhor apresentação aos pratos com produtos típicos do agroturismo.

 

Os preparativos para a segunda edição do festival foram discutidos no último dia 02 de abril em reunião no auditório do Sebrae de Venda Nova entre a Associação de Agroturismo do Espírito Santo- Agrotures, Associação de Desenvolvimento Regional do Agroturismo- Agrotur, Montanhas Capixabas- Convention & Visitors Bureau, circuitos turísticos do Sebrae/ES e Secretaria de Estado do Turismo- Setur. O lançamento do evento será durante a Expotur 2013, de 24 a 26 de maio, em Vitória. Em breve os ingressos estarão à venda na Agrotur, em Venda Nova do Imigrante, assim como a programação oficial estará disponível.

 

Maurício Manhago (Agrotures) destacou que o objetivo do festival é elevar o nível de qualidade da gastronomia local. “Nós pretendemos mais uma vez resgatar essa identidade, oferecendo ao visitante pratos de qualidade”, disse.

As oficinas serão comandadas pelos chefs Alessandro Eller, Gilson Surrage, Ari Cardoso e João Delpupo. Às vésperas do festival, eles vão orientar os empreendedores na preparação e apresentação dos pratos. Segundo Destéfani, diferente do ano passado, quando foram realizadas aulas shows seguidas de degustação em sistema buffet, os pratos serão apresentados individualmente nos estabelecimentos.

 

Os pratos serão vendidos ao preço promocional de R$ 30,00. O convite ainda dá direito de participar da degustação de produtos do agroturismo, que serão servidos como entrada.

O festival Sabor das Montanhas conta com a participação dos restaurantes Bela Aurora (Venda Nova), do Lazer Plaster (Afonso Cláudio), Delícias da Tilápia- Campinho (Domingos Martins), Centro de Eventos de Santa Maria (Marechal Floriano), Casarão Fazenda do Centro (Castelo), Pesque e Pague Lazer Giori- Castelinho (Vargem Alta) e Restaurante Passo (Pedra Azul). Em 2012, o evento atraiu milhares de pessoas nos fins de semana de programação.

 

Cardápios se renovam

 

Foi a partir das oficinas do ano passado que os restaurantes da região passaram a incrementar os cardápios. Um exemplo é a linguiça flambada na cachaça, servida no fogão à lenha da Fazenda Saúde, em Venda Nova. Desde o último festival, o prato entrou na lista dos mais requisitados pelos clientes e turistas.

 

A empresária Ana Venturim conta que participando da edição passada do festival conseguiu trazer inovações para o restaurante que administra em São João de Viçosa. Ela conta que adaptou à estrutura do seu bufê uma “mesa quente” onde serve pratos típicos da região, como a polenta com variados molhos à escolha do cliente, destacando-se em especial o de soja à bolonhesa.

 

Entre as novas “comidinhas” do espaço está a linguiça flambada na cachaça; a polenta brustolada, aquecida na chapa e servida com queijo; e o crocante de fubá, iguaria que Neuza, sócia de Ana, conheceu em viagem à França. De acordo com a empresária, o restaurante conta com o apoio de uma nutricionista e uma funcionária que vão dando corpo às novas ideias para o cardápio.

 

Outros exemplos de pratos diferenciados é o “arroz do marechal”, receita elaborada pelos proprietários integrantes do Circuito Vale do Verde, servido principalmente nas feiras de turismo, e o “coelho a caminho da roça”, do Restaurante da Valéria, em Afonso Cláudio, que entrou definitivamente no cardápio da casa a partir do último festival.

 

Lançado Guia Cestos de Ovos

 

Os ovos são alimentos ricos em nutrientes e quase irresistíveis durante qualquer refeição, afinal é possível fazer diversos pratos com eles. Para mostrar essa versatilidade do ovo, a Coopeavi, o Sebrae, a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo- Aves e diversos estabelecimentos da região de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa se reuniram e elaboraram um Guia Gastronômico, o Cesto de Ovos, com 12 receitas especiais. O lançamento do Guia ocorreu no último dia 02, em Santa Maria de Jetibá e contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas.

 

Santa Maria de Jetibá movimenta 153 mil toneladas por ano de produtos agrícolas e só a produção de ovos representa mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto). Os catálogos estão disponíveis nos estabelecimentos participantes do projeto e também no Facebook da Coopeavi. 

Confira mais Notícias

Pedra Azul terá encontro com vinícolas chilenas

Inscrições abertas para a 10ª Edição do Festival Brasil Sabor

Série chefs estrangeiros: italiano incrementa cardápio do Don Lorenzoni Due

Série chefs estrangeiros: a legítima comida portuguesa nas montanhas

Festival de Comida Alemã vai até 07 de dezembro em Domingos Martins

Santa Maria de Jetibá recebe Festival Sabor dos Imigrantes nesta sexta (19)

Festival gastronômico reúne delícias em Domingos Martins

Cardápio do Bela Aurora traz nhoque com mais de século de tradição