Saiba como economizar energia também no horário de verão

A partir da zero hora do próximo domingo (20), os capixabas deverão adiantar em uma hora os seus relógios: é início do Horário de Verão. O objetivo principal da mudança do horário é à redução da demanda máxima do sistema elétrico no período de ponta.

 

Com o Horário de Verão, a parcela de carga referente à iluminação passa a ser acionada mais tarde do que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em uma hora. O efeito provocado é o de não haver a coincidência da carga referente à entrada da iluminação com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas.

 

Porém, a EDP Escelsa alerta que o Horário de Verão reduz a demanda de energia do sistema elétrico em um mesmo horário, mas pode não representar economia de energia na conta de luz do cliente.

 

“Apesar da mudança do horário permitir aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, os consumidores devem ficar atentos aos seus hábitos de consumo. São nos meses do Horário de Verão, em que os dias possuem temperatura mais alta, que os clientes, muitas vezes, passam a utilizar mais o ar-condicionado, ventiladores, abrir mais a geladeira e até mesmo, com as férias escolares e as crianças dentro de casa, os televisores, computadores e videogames acabam ficando ligados por um período maior, o que poderá resultar em um aumento na conta de luz”, alerta do gestor executivo da EDP Escelsa, Amadeu Wetler.

 

Para orientar sobre o uso eficiente e correto da eletricidade, a EDP Escelsa selecionou algumas dicas que podem fazer a diferença no consumo no fim do mês. Entre elas, em dias de muito calor, na hora de usufruir de um ar-condicionado, para que o equipamento não consuma mais energia do que o necessário, o recomendado é deixar todas as portas, janelas, persianas e cortinas fechadas, para evitar a entrada do calor no ambiente e forçar a capacidade do aparelho.

 

Entre os alertas, é que no verão, o aumento do uso considerável do ar-condicionado, pode representar um aumento significativo no valor da conta de energia elétrica de uma família.

 

Segundo Wetler, outro equipamento que merece atenção são as geladeiras. Nunca instale em local próximo de fogão ou que tenha incidência de raios solares. Verifique a borracha de vedação e não utilize o motor como varal de roupas. “Caso o equipamento tenha mais de dez anos, comece a pensar na possibilidade de substituí-lo e na hora da compra verifique a existência do selo Procel que garante economia e eficiência energética”, destaca.

 

A mudança no horário vai até o dia 16 de fevereiro de 2014. Ao todo, além do Espírito Santo, outros nove estados também participarão. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Distrito Federal.

 

Confira algumas dicas que podem contribuir no combate ao desperdício da energia elétrica:

 

–        Geladeira e freezer não devem ficar perto de fogão nem de outras fontes de calor, pois isso faz com que eles consumam mais energia para compensar o ganho de temperatura. Além disso, mantenha-os afastados pelo menos 15 centímetros das paredes para evitar o superaquecimento;

 

–        Quando for jantar ou fazer um lanche, retire todos os ingredientes de uma única vez da geladeira. O abre-e-fecha faz com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura e aumente o consumo de energia;

 

–        Roupas e tênis não devem ser colocados atrás da geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia;

 

–        Ao utilizar o ferro, passe de uma só vez o maior número de peças possível e deixe o aparelho na temperatura indicada pelo fabricante para cada tipo de tecido. O mesmo para no uso da máquina de lavar roupa, aproveito toda a capacidade do equipamento na hora de lavar as roupas, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga;

 

–        Troque a lâmpada incandescente pela fluorescente compacta que é quatro vezes mais eficiente e dura de oito a dez vezes mais;

 

–        Para os equipamentos que possuem standby, a dica é desligar diretamente nos aparelhos ou na tomada quando não estiverem em uso;

 

–        No caso dos aparelhos de ar-condicionado para que o equipamento não consuma mais energia do que o necessário, o recomendado é deixar todas as portas, janelas, persianas e cortinas fechadas para evitar a entrada do calor no ambiente e forçar a capacidade do aparelho;

 

–        Antes de comprar um equipamento, escolha um eletrodoméstico de baixo consumo energético e verifique a existência do selo Procel.

 

* Fonte: Assessoria EDP Escelsa

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão