Saiba como evitar riscos ao montar a decoração de Natal

Uma das marcas do Natal é a iluminação especial. Lâmpadas coloridas enfeitam e ajudam a espalhar o clima especial desta época do ano. Porém, é preciso lembrar que a decoração utiliza energia elétrica e pode trazer riscos, principalmente para as crianças, que se atraem com facilidade pelo brilho das luzes. Para evitar acidentes, a distribuidora de energia do Estado dá algumas orientações.

“Os cuidados devem começar na hora da compra do material. O ideal é escolher itens de qualidade, que tenham o melhor isolamento elétrico possível”, explica Sérgio Fiorott, gestor Executivo da EDP, concessionária do serviço de fornecimento de energia no Espírito Santo. No caso dos famosos “pisca-piscas”, os clientes devem ficar atentos e verificar as informações obrigatórias na embalagem, conforme orientação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Luzes parecem inofensivas, mas podem esconder perigos – Foto: Reprodução/Martina K/Flickr

As charmosas luzinhas coloridas são regulamentadas pelo órgão. Porém, como não são certificadas, não há o “selo do Inmetro”, mas elas devem atender aos requisitos obrigatórios informados em português: tensão, corrente, potência máxima do conjunto e o nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador.

Além disso, os produtos não podem apresentar material ferroso no condutor e os plugues e tomadas devem atender ao padrão brasileiro. Além dessas dicas, dê uma olhada nas orientações abaixo antes de montar sua árvore de Natal. São medidas simples que podem evitar que uma data de festa se transforme em tristeza.

Confira recomendações de segurança:

* A atenção deve ser redobrada em casas com crianças. Lembre-se que as luzes piscando desperta a curiosidade dos pequenos, que podem segurar ou até mesmo levar o material até a boca, ficando sujeitos a um choque elétrico.

* Evite as famosas “gambiarras”, como a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada.

* A posição da Árvore de Natal dentro da residência também deve ser pensada. É recomendável que seja colocada longe de cortinas, para que, em caso de curto-circuito, não propague o fogo. Muitas árvores de Natal são feitas de arame, por isso, os enfeites devem estar bem isolados para impedir energização acidental.

* Antes de substituir lâmpadas queimadas dos enfeites, desligue os equipamentos da tomada.

* Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.

* Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento e dê preferência aos enfeites impermeáveis. Eles são mais seguros e duram mais. A água é condutora de energia e, em contato com as lâmpadas, podem levar a eletricidade ao corpo humano causando o choque elétrico que, em alguns casos, pode causar morte.

* Os enfeites em áreas externas devem ser bem fixados, para que o vento não os lance contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.

* No caso da instalação de conjuntos luminosos com potência elevada – para fachadas de prédios, praças e avenidas – contrate o serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão