Formada pelos municípios de Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itarana e Itaguaçu, a Região Central Serrana Capixaba, além de sua riqueza natural, possui uma notável diversidade cultural devido a sua história de colonização por migrantes de diferentes origens. O desenvolvimento das potencialidades nessas áreas foi o tema do Seminário Municipal de Turismo e Cultura realizado nessa terça-feira (18), no auditório da Igreja Luterana na sede de Santa Maria de Jetibá.
Com a presença de gestores públicos e empreendedores, o evento foi um momento para elaborar um diagnóstico e esboçar um plano de ação com o objetivo de promover as políticas municipais de turismo e de cultura.
Durante a abertura do Seminário, o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuhr, ressaltou que o desenvolvimento da atividade turístico-cultural deve contribuir, sobretudo, para a melhoria da qualidade de vida da população. Uma das palestrantes do evento, a subsecretária de Estado do Turismo do Espírito Santo, Diomedes Maria Calimam Berger, apresentou as ações e programas da política estadual de turismo e falou da importância do envolvimento da sociedade para garantir um turismo sustentável. “A atividade turística requer uma visão de desenvolvimento regional e a integração de outras políticas como educação, segurança, transporte, entre outras. Nesse processo, é fundamental que todos os setores contribuam com a definição de metas”, afirmou Diomedes.
Também presente no evento, a subsecretária de Estado do Patrimônio Cultural do Espírito Santo, da Secetaria Estadual de Cultura, Joelma Consuêlo, falou sobre a cultura enquanto produto turístico. “Os aspectos culturais de uma região ou município são aquilo que tornam o lugar único e forma a identidade local. Apesar das suas especificidades, a cultura e o turismo são atividades complementares e devem ser pensadas em conjunto. No caso de Santa Maria de Jetibá é muito perceptível a vocação local para o turismo cultural”, disse Joelma.
A programação do Seminário ainda contou com palestras do empreendedor rural e presidente da Associação de Agroturismo do Estado do Espírito Santo (Agrotures), Jorge D'Ávila Saiter, e da especialista em economia criativa e desenvolvimento sustentável Lala Deheinzelin. Um segundo momento do evento foi a divisão dos participantes em grupos temáticos para discutir aspectos e potencialidades turísticas e culturais da região, como a dança, a música, o artesanato, a agroindústria, a estrutura de hospedagem e os serviços de alimentação.
O Seminário Municipal de Turismo e Cultura foi uma iniciativa da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, através das secretarias de Turismo e Cultura, em parceria com o Governo do Espírito Santo, através de suas secretarias do Turismo e da Cultura.