Santa Maria de Jetibá e Cachoeiro serão sedes de audiências públicas do Orçamento 2017 nesta semana

Moradores e representantes de instituições dos municípios que compõem as microrregiões Central Serrana, Sudoeste Serrana, Central Sul, Caparaó e Litoral Sul participam, nesta semana, das Audiências Públicas para a elaboração do Orçamento 2017. O terceiro de uma série de cinco encontros presencias que dão ao Governo do Estado a possibilidade de mapear os principais desafios do Espírito Santo, colhendo contribuições da sociedade, será realizado nesta quinta-feira (23), em Santa Maria de Jetibá. Na sexta-feira (24), será a vez de Cachoeiro de Itapemirim.

 

O ciclo será encerrado no dia 29, com um encontro presencial em Cariacica, município da Região Metropolitana, mas, até o dia 7 de julho, a população também pode participar das audiências virtualmente, acessando o site www.orcamento.es.gov.br.

 

Promovidas pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (Sep), as audiências contam com presença do vice-governador César Colnago e de diversas autoridades públicas, entre secretários e subsecretários estaduais, que podem ser demandados pelos cidadãos nas reuniões plenárias, dando informações sobre as ações de Governo.

 

Durante as audiências, os participantes também são informados sobre o cenário econômico do Espírito Santo, em palestras proferidas pela diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) – órgão vinculado à Sep -, Andrezza Rosalem Viera.

 

Destaques

 

Durante as plenárias, os cidadãos podem acessar o site www.orcamento.es.gov.br, utilizando seus próprios smartphones, tablets ou terminais de computadores disponibilizados pela Sep. Para tanto, basta que selecionem sua microrregião e o tema de interesse, destacando desafios que considerem mais importantes e apresentando recomendações para solucioná-los. Neste ano, no site, também é possível informar de que forma, individualmente, cada pessoa pode contribuir para a superação dos desafios apontados.

 

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, destaca a importância da participação da população. Ele explica que o Governo do Estado quer decidir, junto com a sociedade, o que é prioritário em cada região do Espírito Santo.

 

Regis Mattos ressalta ainda que, “neste grave momento da vida nacional, a cooperação entre Governo, instituições e sociedade é fundamental para que possamos superar as dificuldades que o país atravessa”.

 

Até o momento, já foram realizadas audiências presenciais em Nova Venécia e Colatina, sedes dos encontros das regiões Noroeste/Nordeste, e Centro-Oeste/Rio Doce, respectivamente. As próximas serão em Santa Maria de Jetibá, no dia 23; em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 24; e em Cariacica, no dia 29 deste mês.

 

Quem não puder participar dos encontros nas cinco cidades que sediarão as Audiências Públicas do Orçamento 2017, e que envolvem todas as microrregiões do Espírito Santo, pode usar a internet para apontar os desafios que devem receber maior atenção do Governo do Estado. O acesso ao site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br) pode ser feito por meio de computadores, smartphones e tablets.

 

LOA

 

O resultado das audiências públicas vai subsidiar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem gastos (despesas) em um determinado exercício financeiro.

  

 

Compareça às audiências

 

Microrregião Central Serrana / Sudoeste Serrana

Cidade sede: Santa Maria de Jetibá

Dia: 23

Horário: 13h

Local: Faculdade da Região Serrana (Farese)

Municípios:

Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina e Santa Teresa.

Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante.

 

 

Microrregiões Central Sul / Caparaó / Litoral Sul

Cidade sede: Cachoeiro de Itapemirim

Dia: 24

Horário: 13h

Local: Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (Faccaci)

 

Municípios:

Apiacá, Atílio Vivácqua, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.

Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

 

Microrregião Metropolitana

Cidade sede: Cariacica

Dia: 29

Horário: 14h

Local: Ifes de Itacibá

Municípios:

Guarapari, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

 

Fonte: ascom/SEP

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante