Santa Maria de Jetibá mostra cultura e produtos da agroindústria no ‘Sabores do Campo’

O município de Santa Maria de Jetibá foi o 25º a apresentar em Vitória algumas das suas atrações culturais e parte dos produtos da agroindústria de base familiar no ‘Sabores do Campo’, realizado na noite da última terça-feira (20). Os frequentadores e demais visitantes que comparecerem ao Hortomercado, Enseada do Suá, também puderam conferir de perto algumas atrações que serão apresentadas durante a 21ª Festa Pomerana, entre os dias 28 de abril e 02 de maio, em Santa Maria de Jetibá.

Durante o evento, o público experimentou alguns produtos locais como o Milhabrot (pão de milho, preparado com batata doce, cará, aipim e fubá de milho branco ou amarelo), o Spitsbuben (bolo ladrão), pão de banana, biscoitos, geléias, café orgânico, Gengibirra Gingebier (bebida fermentada de gengibre sem teor alcoólico) e diversos quitutes tradicionais do município mais pomerano do Espírito Santo.

O público também vibrou com a apresentação do grupo de dança Fröelingtanz, composto por integrantes da “melhor idade”, que apresentaram danças típicas alemãs e também portuguesas; e com a apresentação do tocador de concertina, Erineu Seideu, que embalou o Hortomercado com músicas típicas pomeranas.

“Gostamos muito de mostrar nossa cultura, nossa dança e o que fazemos no interior e temos certeza que o público da Grande Vitória ficou contente com o que apresentamos”, afirmou Arminda Jacob Berger, responsável pelo grupo de dança, que hoje conta com 32 integrantes.

Para Laucimar Scholz, essa foi uma grande oportunidade de divulgar seus produtos. “Essa programação é uma excelente idéia. Nós, produtores, ficamos muito satisfeitos por podermos contar com o ‘Sabores do Campo’ para mostrar que nosso município tem um forte potencial na agroindústria”, disse.

“Essa aproximação do rural com o urbano é muito importante. Os agricultores de base familiar têm muita coisa boa para mostrar. O ‘Sabores do Campo’ veio como mais uma fonte de divulgação da diversidade cultural do Espírito Santo”, avaliou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O prefeito Hilário Roepke destacou, em português e em pomerano, que ações do Governo, como essas, contribuem para a divulgação do município. “Aqui, no ‘Sabores do Campo’, pudemos divulgar para a Grande Vitória nossa cultura e o que produzimos em Santa Maria. Isso fortalece a agricultura familiar, que é base de nossa economia. Fiquei apaixonado por essa programação”, afirmou.

O ‘Sabores do Campo’ é uma promoção da Secretaria da Agricultura (Seag), em parceria com as prefeituras municipais. O objetivo do projeto é incentivar o trabalho da agroindústria familiar e divulgar os valores as tradições culturais das cidades do interior, aproximando o campo e a cidade.

Confira mais Notícias

Descubra o verão das Montanhas Capixabas: aventuras, sabores e conexão com a natureza

Parques estaduais estarão abertos nos feriados de novembro

Turismo

Descubra o Circuito Turístico Caminho Pomerano em Santa Maria de Jetibá

Concurso de fotografia convida moradores a mostrar a beleza das Montanhas Capixabas

Napolitana

Pizzaria Vallino de Pedra Azul está entre as 50 melhores da América Latina

Atrativos para toda a família nas montanhas capixabas durante as férias

Escaladas ao topo do Forno Grande devem ser marcadas no portal Agenda ES

Turismo capixaba cresce e se destaca pela criação de novos empregos