Os ventos úmidos e as correntes aéreas predominantes no clima de montanha são favoráveis para o cultivo de muitas espécies de flores, como as orquídeas que apenas uma vez ao ano desabrocham uma beleza única e exuberante enfeitando jardin, varandas e orquidários.
Toda esta beleza e encantamento estarão à mostra nos dias 24 e 25 deste mês, na 11ª Exposição de Orquídeas em Santa Maria de Jetibá. A exposição acontece no Ginásio de Esportes Hermann Roelke, localizado no centro da cidade com entrada franca.
O evento tem como objetivo divulgar a grande diversidade de espécies cultivadas pelos membros do Núcleo Pomerano de Orquidofilia (Nupo). Durante a exposição será possível adquirir espécies e híbridos de orquídeas de diferentes tamanhos e cores com preços acessíveis.
Espécie
Atualmente o município de Santa Maria de Jetibá se classifica entre os quatros maiores produtores de orquídeas do Estado. Existe espécie que só nasce na região como é o caso da Hadrodungsia jetibaense um hibrido natural de Hadrolaelia harpophylla X Sophronitis wittigiana. Além desta espécie única o Nupo também cultiva centenas de espécies e híbridos como a Cattleya warneri e Cattleya velutina.
O evento é organizado pelo Nupo com a colaboração da Sociedade Espírito Santense de Orquidofilia, Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Graça Aranha e patrocinadores.
Programação:
Dia 24/10/09 Sábado
08:30h Abertura
21:00h Encerramento
Dia 25/10/09- Domingo
08:00h Abertura
15:00h Sorteio da Rifa
16:00 h – Encerramento