Santa Teresa está ganhando uma irmã na Itália. Trata-se da cidade de Novaledo, localizada em Trento, no norte italiano. Um processo em andamento transforma os dois municípios em cidades-irmãs. A expectativa é que isso estimule intercâmbios entre as duas cidades. Inclusive para viagens com hospedagens, principalmente de jovens, nas casas das famílias de ambas cidades. Os intercâmbios serão voltados para trocas de experiências, nas áreas de agricultura, turismo, cultura, entre outras, além de estudos, cursos e complementos diversos.
É o Gemellaggio, que traduzido do italiano quer dizer aproximadamente irmãs-gêmeas, explicou Antônio Zurlo, dirigente do Circolo Trentino di Santa Teresa, entidade guardiã das tradições italianas.
Zurlo esteve em agosto último em Novaledo e durante contato com o sindaco (prefeito), Attílio Iseppi, avaliaram a possibilidade de transformar Santa Teresa e Novaledo em cidades-irmãs. O encontro foi acompanhado pelo sociólogo italianao Renzo Grosselli, uma das maiores autoridades mundiais em imigração italiana para o Brasil. Sua obra, como o livro Colonias Imperiais na Terra do Café, é uma referência sobre o tema.
Avaliamos que o Gemellaggio então seria oportuno, afinal Novaledo foi o local de onde saíram, percentualmente, mais italianos que chegaram em Santa Teresa, que por sua vez, é a primeira cidade brasileira originada de um núcleo de italianos, fundamentou Zurlo.
No último dia 25 de fevereiro, durante uma solenidade, na prefeitura de Santa Teresa, foi assinada a correspondência que foi enviada ao sindaco de Novaledo formalizando a disposição dos teresenses para o gemellaggio com os novaledenses, incluída a criação de uma lei municipal. Autoridades, lideranças e entidades da sociedade civil estiveram presentes.
Em contato com o sociólogo Grosselli fui informado da disposição do sindaco de Novaledo em convocar os consiglieri (vereadores) para tratar da questão. Nos próximos meses todo o processo deverá estar concluído, comemorou Zurlo.
Para o prefeito Gilson Amaro a iniciativa é da maior importância cultural, pois revive e reafirma o passado colonial. Ter uma irmã na Itália pode favorecer em muito o intercâmbio para nossos jovens, mas também para todos interessados nas duas cidades, apontou Amaro.
Nos próximos meses a expectativa é que comitivas de cada uma das duas cidades sejam formadas para a primeira visita mútua do Gemellaggio. A iniciativa é a primeira do Espírito Santo e experiências similares existem no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, conforme atestou Antônio Zurlo.
Saiba mais:
Novaledo é uma comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento, com cerca de 882 habitantes. Estende-se por uma área de 7 km2. Faz fronteira com Frassilongo, Roncegno, Borgo Valsugana,Pergine Valsugana, Levico Terme.
“A população é dispersa em propriedades rurais. É formada por agricultores e pequenas indústrias. O turismo é um destaque local”, apontou Zurlo.